No Estado de São Paulo tem uma Cidade chamada Carapicuíba, pesquise e me conte o que tem a ver com o Aldeamento de índios?
Respostas
Resposta:
Sua fundação é considerada oficial em 12 de Outubro de 1580.
Aldeia é um largo marcado pela igreja, presença principal da paisagem urbana. O espaço entre a fachada da igreja e a cruz do adro era considerado sagrado, segundo os jesuítas locais, porque ali "o demônio não tinha o poder de se fazer presente".
Numa das casas ao lado da igreja está a casa da cultura onde se vê o acervo das imagens e objetos indígenas; esculturas que contam a história pelo seu estilo e arte. A igreja da Aldeia de Carapicuíba, segundo historiadores foi construída em 1736 e tinha como orago São João Batista. Atualmente o orago é Santa Catarina de Alexandria onde os devotos e a comunidade local conhecem desde crianças. Nela existe um único altar-mor dom estilo jesuítas muito simples e interessante. O sacrário é de madeira e a porta é muito simples. Os sinos, na parte superior do coro, marcam com seu canto acontecimentos importantes. Bem em frente à porta da igrejinha, se vê a cruz, colocada sobre um alto pedestal de tijolos. Essa visão lembra folclore, religião, família, intenção, missionária da aldeia. Os padres vêm de outros locais para as missas na capela.
Localizada a 2,5 km da Rodovia Raposo Tavares, 30 minutos da cidade de São Paulo, vizinha as cidades de Cotia, Osasco e Barueri, a Aldeia de Carapicuíba foi tombada em 1941, hoje é patrimônio nacional, tida então como único exemplo de antiga aldeia de jesuítas, servindo como memória ao resgate de um capítulo de nossa história da dizimação indígena, destruição cultural e religiosa jesuítica, violência bandeirista e raiz missionária da religião e do folclore nela caracterizada, marca da conquista dos brancos e da perseverança de um povo colonizado e objetificado. Carapicuíba é tesouro de uma realidade encoberta, herança de um povo e guarda para nós um pouco da memória, um pouco da cultura popular num pedacinho de chão, é nossa (possível) consciência de preservação das raízes que os líderes políticos contam como história do Brasil.
Explicação: