Respostas
Resposta:
Justiniano foi destaque no Império Bizantino porque confrontou os persas, construiu o templo de Sofia, expulsou bárbaros, anexou territórios, retomou pontos importantes do império. Porém ele era um déspota e com isso gerou oposição à sua imposição política.
Em uma competição de cavalos no hipódromo aconteceu uma revolta da população que estava cansada com seus desmandos e imposições de impostos, e ficou conhecida como a Revolta de Nika que durou cerca de três dias com grandes atos de violência.
Especula-se que foram assassinadas mais de 30 mil pessoas pelas tropas do imperador, entre eles comerciantes, políticos, e outras pessoas de destaque. Naquela época, a mistura entre religião e política era intensa e ficou conhecida como Cesaropapismo.
*Declínio do Império Bizantino*
O Império Bizantino ficou à mercê de várias invasões após a morte do imperador Justiniano, a qual deu início a queda do Império em Constantinopla. Com o enfraquecimento o Império ficou dividido para diversas realezas feudais e Constantinopla teve sua queda estabelecida no ano de 1453 quando foi ocupada pelos turcos.
Na atualidade Constantinopla é conhecida como Istambul, pertencente à Turquia. Apesar de tudo, seu centro histórico encanta pela sua variedade cultural.