• Matéria: Português
  • Autor: ronaldsostenesrs
  • Perguntado 6 anos atrás

Se, em meados do século XIX, a população urbana representava apenas, 1,7% da população mundial, em 1950 tal porcentagem era de 21% e, em 1960, de 25%. Assim, a urbanização é um fenômeno não apenas recente como também crescente, e em escala planetária. O fato de que, entre 1800 e 1950, a população mundial multiplicou-se por 2,5 e a população urbana por vinte, mostra a importância que a urbanização vem tendo no mundo desde mais de um século. Cabe aqui, entretanto, colocar o problema de entender as causas do fenômeno e verificar se elas são as mesmas nos diferentes pontos do globo. SANTOS, M. Manual de Geografia urbana. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. Nesse contexto, é correto inferir que

A)o planejamento territorial dos países desenvolvidos evitou a ocorrência de problemas infraestruturais no início do seu processo de urbanização.

B)as políticas públicas de controle da qualidade do ar associaram- se à desconcentração industrial das cidades globais.

C)as cidades jardins foram construídas com grandes vias de circulação, agregando a população de baixa renda expulsa do campo.

D)o urbanismo racionalista de Brasília impediu a expansão de habitações destinadas à população de maior poder aquisitivo em áreas verdes.

E)as tecnologias da construção civil criaram novas possibilidades de instalações e assentamentos para a população.

Respostas

respondido por: pedro16rheded
24

Resposta:

Explicação:

A)o planejamento territorial dos países desenvolvidos evitou a ocorrência de problemas infraestruturais no início do seu processo de urbanização. (FALSO, os problemas da falta de planejamento urbano são presentes até nos dias de hoje)

B)as políticas públicas de controle da qualidade do ar associaram- se à desconcentração industrial das cidades globais. (FALSO, as industrias ainda estão concentradas, mas protocolos e leis tentam diminuir a emissão de gases)

C)as cidades jardins foram construídas com grandes vias de circulação, agregando a população de baixa renda expulsa do campo.(FALSO)

D)o urbanismo racionalista de Brasília impediu a expansão de habitações destinadas à população de maior poder aquisitivo em áreas verdes. (FALSO)

E)as tecnologias da construção civil criaram novas possibilidades de instalações e assentamentos para a população. (VERDADEIRO)

respondido por: polianafferreira
2

Considerando o contexto apresentado no enunciado, somente é correto inferir que:

"as tecnologias da construção civil criaram novas possibilidades de instalações e assentamentos para a população."

Assim, faz-se correta a LETRA E.

É certo que as tecnologias da construção civil facilitaram a urbanização, uma vez que possibilitaram que a população migrasse do campo para a cidade e se instalasse. Geralmente as pessoas deixam o campo em busca de melhores condições de vida.

A urbanização, especialmente quando acelerada, traz alguns problemas. Um deles é a mobilidade urbana, que tem ficado cada vez mais difícil e complicada, pois as ruas estão cheias de motocicletas e carros.

Leia também:

- https://brainly.com.br/tarefa/38306059

Bons estudos!.

Anexos:
Perguntas similares