Sobre a História da Filosofia da Educação, analise as afirmações a seguir:
I - A Filosofia teve origem na Grécia Antiga. Um dos principais filósofos da época foi Platão, que percebia o homem em duas realidades: inteligível e sensível. Nesse contexto, a Educação deveria usar métodos de debate e conversação, permitindo que o aluno alcance o conhecimento por meio de descobertas.
II - Na Idade Média, a Educação era responsabilidade da Igreja, que era a única encarregada por educar e formar.
III - A Idade Moderna iniciou um processo de separação entre Religião, Filosofia e Ciência. Nesse cenário, a família e a escola foram redefinidas em seus papéis na formação do sujeito: a família educava para a vida, enquanto a escola ensinava os saberes sistematizados. Essa formação foi enfatizada com o Iluminismo, que trouxe a necessidade de escolarização dos jovens, inaugurando a noção de uma escola pública.
IV - A Educação na Idade Contemporânea deve ser concebida por todos os sujeitos que atuam nesse processo, com o objetivo de permitir o desenvolvimento do aluno sem qualquer limitação. Essa exigência traz a necessidade de uma nova Filosofia, que pense e valorize o sujeito.
V - A Filosofia Contemporânea serve para que o aluno possa dialogar com a própria capacidade de construir o seu conhecimento. Além disso, aportada no sujeito, por exemplo, ela dá sentido à ruptura com o ensino pautado na transmissão, demonstrando que o único sentido possível é o da aprendizagem.
Estão corretas somente as afirmações:
I e III
I, II e IV
III e V
II, IV e V
I, II, III, IV e V
Respostas
respondido por:
16
Resposta:
I, II, III, IV e V
Explicação:
Todas estão corretas
respondido por:
1
Resposta:
I, II, III, IV e V
Explicação:
Todas as afirmações estão em consonância com a História da Filosofia da Educação.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás