• Matéria: ENEM
  • Autor: brenocabidelle
  • Perguntado 6 anos atrás

1) Embora não tenha vencido às eleições, Getúlio Vargas assume o poder através de um golpe de Estado. Explique como se deu o processo político que levou Vargas ao Poder. (1,5)



2) Em 1932, os paulistas iniciam um movimento de revolta contra o governo de Getúlio Vargas. Explique os motivos que levaram os paulistas a realizar esse movimento e, diante da pressão política, qual foi a principal consequência dessa revolta.(1,5)



3) Explique por que as mudanças eleitorais no governo Vargas, como a instituição do voto secreto e do voto feminino, podem ser consideradas medidas democráticas para o contexto histórico da década de 1930. (1,5)



4) Quais medidas adotas por Vargas tiveram papel fundamental para o desenvolvimento da indústria no Brasil? (1,5)



5) Aos 10 dias de novembro de 1937, através de golpe de Estado, o Brasil "mergulhava no Estado Novo: oruído dos comícios seria substituído pelo silêncio das prisões e da censura, pelas torturas e pelo terror policial."



(MENDES JR, A.; MARANHÃO, R. Brasil História. Era de Vargas. São Paulo: Hucitec, 1989, p. 157.)

Explique o foi o Estado Novo e de maneira, ideologicamente, Vargas tinha características que se aproximavam dos regimentes totalitários vigentes na Europa. (2,0)



6) Explique o que foi o macarthismo nos E.U.A durante a Guerra Fria. (2,0)

Respostas

respondido por: MeliodasBr1
1

Resposta:

02-A Revolução Constitucionalista de 1932 representa o inconformismo de São Paulo em relação à ditadura de Getúlio Vargas. ... Uma das principais causas do conflito foi a ruptura da política do café-com-leite - alternância de poder entre as elites de Minas Gerais e São Paulo, que caracterizou a República Velha (1889-1930).

Explicação:

Perguntas similares