3)qual era o posicionamento da maioria dos portugueses que residiam no brasil sobre o processo de independência de 1822?
Respostas
Resposta:
Resposta: O posicionamento deles, vinham desde comerciantes que teriam mais lucro com a volta do país à condição de colônia à altos funcionários administrativos ligados à Portugal e não eram favoráveis ao processo de independência do Brasil.
Explicação:
cretitos monsterc4t
Para a maioria dos portugueses que residiam no Brasil, o processo de independência de 1822 não seria interessante para eles, pois acreditavam que com as colônias eles teriam mais lucros em seus comércios e negócios.
A independência do Brasil foi um processo que se estendeu de 1821 a 1825. Com ela, o país procurava deixar de ser uma colônia de Portugal. A independência do Brasil foi proclamada no dia 7 de setembro de 1822, por Dom Pedro I, assegurando a emancipação do Brasil como colônia portuguesa. O dia 22 de setembro de 1822 foi um domingo.
O imperador Dom Pedro I levantou a espada e declarou a independência às margens do Rio Ipiranga, localizado no Estado de São Paulo.
É preciso destacar que o processo de independência não teve a presença de grandes conflitos armados com a coroa portuguesa, mas o regime político adotado passou então a se constituir uma monarquia constitucional.
Saiba mais sobre a independência do Brasil em: brainly.com.br/tarefa/17690733
Bons estudos!