O chumbo é um metal pesado que pode contaminar o ar, o solo, os rios e alimentos. A absorção de quantidades pequenas de chumbo por longos períodos pode levar a uma toxicidade crônica, que se manifesta de várias formas, especialmente afetando o sistema nervoso, sendo as crianças as principais vítimas.
No texto, foi mencionado que o chumbo é neurotóxico. Isso ocorre porque ele toma o lugar dos íons cálcio, que são fundamentais para a neurotransmissão. Quando um potencial de ação chega ao terminal pré-sináptico, é disparada a entrada de cálcio na célula através de proteínas conhecidas como canais iônicos. O chumbo atravessa a membrana pré-sináptica no lugar do cálcio, no entanto, não exerce as mesmas funções biológicas, uma vez dentro do citoplasma pré-sináptico.
Se o cálcio é essencial para a neurotransmissão e tem função específica no terminal pré-sináptico, conclui-se que, provavelmente, o chumbo irá impedir diretamente a
integração de diferentes estímulos
condução do impulso pelo axônio
despolarização do terminal pré-sináptico
liberação de neurotransmissores
propagação do potencial de ação
Respostas
respondido por:
0
Bom dia, Leandro!
Resposta:
Alternativa D.
Explicação:
Lembre-se que a membrana pré-sináptica é rica em canais de cálcio, quando ocorre a despolarização, os íons cálcio entram por essa membrana e, para compensar essa entrada, ocorre a liberação de neurotransmissores.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás