Respostas
Ao longo da história do Brasil, o país exportou vários produtos. O primeiro produto retirado do Brasil e enviado para ser comercializado no exterior foi a madeira Pau-Brasil. Na verdade, não podemos dizer que o produto foi exportado, mas sim que ele foi altamente explorado pelos portugueses e enviado para a Europa, sem que o Brasil ganhasse nada com isso.
Nos primeiros 30 anos de colonização portuguesa no Brasil, o Pau Brasil foi o único produto de exploração. Os europeus utilizavam a madeira para extrair pigmentos que serviam para tingir tecidos.
O segundo produto de exportação do Brasil foi a cana-de-açúcar, introduzida no país por Martim Afonso de Souza, na capitania de São Vicente. O açucar foi o principal produto brasileiro entre os anos de 1570 e 1650.
No século XVIII, foram descobertas muitas jazidas de ouro na região centro-sul do Brasil. Com isso, a Coroa portuguesa voltou sua atenção para a exploração e exportação de riquezas minerais, retiradas de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Durante o Brasil Império, que começou em 1822, o café passou a ser o principal produto de exportação brasileiro. Nessa fase, o café era chamado de ouro negro.
Com o passar dos anos, outros produtos agrícolas ganharam destaque na exportação brasileira, como o cacau, que era produzido na Bahia; a a borracha, que explorada na bacia do rio Amazonas; e o algodão, que era cultivado no Maranhão, no Pernambuco e no Ceará.
Em 1860, o algodão passou a ser o segundo produto de exportação nacional. Com o tempo, a pecuária, praticada na região centro-sul, fez com que as carnes brasileiras também se tornassem produto de exportação.
Em 1880, a borracha da Amazônia se tornou o segundo produto de exportação do Brasil, superando o açúcar. O sucesso da borracha durou cerca de 30 anos.
Depois disso, o Brasil passou a viver seguidas crises econômicas e trocas de governos. Em 1990, aconteceu a abertura de mercado brasileiro, e o país entrou num ciclo de crescimento.
No final da última década do século XX, o Brasil passou a demonstrar mais força nas exportações. Hoje, o país exporta mais produtos manufaturados do que produtos agrícolas.
Para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2012, os principais produtos de exportação nacional foram a soja em grãos, o petróleo, o minério de ferro, a carne de frango e o açúcar.