as profissões ligadas artesanato com as técnicas específicas como os fotógrafos lambe lambe estão presentes nas histórias de diversas regiões pesquise em sua região se existem e quais são as produções artesanais catalogadas com patrimônio histórico ou eu corresponde a mente comente importância cultural para a localidade
Respostas
Resposta:
A pesquisa tem como objeto trabalhos de artes visuais nos quais a apropriação de imagens
oriundas da história da arte são elementos constitutivos preponderantes; também investiga as
consequências do trânsito iconográfico existente entre períodos histórico-artísticos distintos,
de maneira a compreender as dinâmicas desse fenômeno na arte no Brasil e, em especial, na
Bahia. A apropriação de imagens da arte é entendida na pesquisa como fator determinante da
consolidação dos valores artísticos da cultura ocidental e a tese apresentada ‒ principal
pressuposto da investigação ‒ é a de que a apropriação de imagens é um procedimento
teórico-operatório e um recurso poético praticado com a intenção de deslocar valor às obras
recentes e conceder caracteres de intelectuação, erudição de conhecimento e legitimação ao
fazer artístico. O objetivo geral é conhecer e ampliar as possibilidades de reflexão e de
conhecimento da natureza e da problematização das manifestações plásticas contemporâneas
da arte no Brasil e a produzida na Bahia, em que a apropriação de imagens e de conteúdos da
história da arte brasileira e internacional se constitua em recursos operatórios preponderantes.
Quanto à metodologia, a pesquisa se insere nos campos conceituais dominantes da história,
da interpretação, da crítica de arte e utiliza os métodos de análise e síntese, analítico-
comparativo e conhecimentos do método histórico ‒ por meio da história das imagens, das
metodologias da história da arte e de procedimentos da crítica de arte. Devido a isso,
privilegia as obras teóricas de Aby Warburg, Georges Didi-Huberman, Hubert Damisch,
Antoine Compagnon, Penelope Davies e Terry Barrett. A abordagem é qualitativa; assim, não
relaciona todas as obras de cada artista em que aparecem apropriações de imagens e, sim,
privilegia os tipos representativos e as principais particularidades relacionadas às apropriações
de imagens características de um dado grupo de obras. Apresenta o conceito fundador de
apropriação, considera a ressignificação como sinônimo de apropriação de imagens, discute a
ressignificação como recurso interpretativo e de representação, destaca as particularidades e
especificidades entre a apropriação, a releitura e a citação, e tece considerações sobre os
sentidos da ressignificação na arte no Brasil, considerando 74 artistas e mais 45 da Bahia,
totalizando 119 indivíduos ou grupos. Cita alguns artistas-base internacionais, vinculados às
apropriações de imagens, e apresenta alguns dos principais conceitos fundantes da
apropriação à luz da compreensão das informações existentes e da bibliografia disponível.
Para efeito de conclusão, destacam-se: o papel de Elaine Sturtevant no âmbito de atuação
internacional, como a “mãe” da apropriação de imagens; as especificidades das apropriações
de imagens no Brasil, por meio de obras de Nelson Leirner, Regina Silveira, Adriana Varejão
e Vik Muniz, entre outros; confirma Lenio Braga como o primeiro a utilizar apropriações de
imagens na Bahia; apresenta o procedimento apropriativo de imagens como fenômeno
transcultural e recurso de deslocamento de valor às obras recentes, que viabiliza a coautoria e
a coparticipação de artistas de outros tempos históricos. Adicional a isso, conclui que as
apropriações no Brasil e na Bahia se dão por meios de: comentário sobre o próprio medium ou
linguagem utilizada; homenagem/tributo; deflagrador de processos criativos; comentários
parodísticos e irônicos; intelectuação; comentários de gênero; e abordagens de cunho político-
ideológico.
Palavras-chave: Apropriação de imagens. Ressignificação de imagens. Arte no Brasil. Arte
na Bahia.
não sei se é isso mas espero ter ajudado