Diante do que foi estudado sobre o período Regencial e as revoltas ocorridas no período, redija um texto explicando como a instabilidade política da época favoreceu a eclosão de conflitos em praticamente todas as regiões do território brasileiro. Analise as causas de todos os conflitos estudados (revoltas regenciais) e busque achar um denominador comum entre os movimentos. *
2 pontos
Respostas
Temos características das Revoltas Regenciais o aproveitamento da relativa fragilidade política do Brasil Império, a busca por participação política, fragmentação e tentativas de formação de territórios independentes.
Dentre as revoltas do Período Regencial podemos citar a Cabanagem, por exemplo, cuja principal causa foi a luta por melhores condições; que durou de 1835 até 1840. A Revolta dos Males (1835) também possuía intenções semelhantes.
Dentre os levantes do Período Regencial, a maior revolta foi a Revolução Farroupilha (1835 até 1845), que desejava a independência em relação ao Brasil e buscou a criação da República Rio-Grandense.
A Revolta da Sabinada que durou de 1837 até 1838 também tinha como objetivo a proclamação de independência.
Resposta:
O Período Regencial trata-se da fase de espera para que o príncipe D. Pedro II atingisse a maioridade e pudesse então governar o Brasil. Enquanto o pais aguardava, os membros do Congresso podiam escolher os regentes para governar no lugar do príncipe.
O que acontecia, no entanto, era que os escolhidos para a função de governo faziam sempre parte da elite agrária e opunham-se aos liberais do federalismo.
Isto significa que não havia um governo forte, com grande parte da população sofrendo por falta de recursos básicos. É deste sentimento de instabilidade que irão surgir as diversas rebeliões ao longo do território brasileiro, diferenciadas entre si apenas pele cunho dos problemas locais
Explicação: