6. Na década de 1990, muitos brasileiros descendentes de japoneses migraram para o Japão em busac de melhores oportunidades de trabalho. Esses imigtrantes que trabalham no Japão ficaram conhecidos como decasséguis. com base nessa informação e no conteúdo estudado nesse capítulo, elabore um breve texto relacionado a foto a seguir ao dinamismo de fenômeno das migrações ao longo do tempo e às dificuldades enfrentadas pela população migrante.
Respostas
Explicação:
A relação migratória entre Brasil e Japão tem sua origem no início do século XX, fato desencadeado a partir de um acordo firmado entre os dois países.
Atualmente, o Brasil possui a maior população japonesa fora do Japão do mundo, são pelo menos 1,5 milhão de pessoas.
O acordo concretizado entre Brasil e Japão foi favorável aos dois países, o primeiro precisava de mão-de-obra para a produção do café e o segundo devido à falta de trabalho e pobreza que se estabelecia em algumas localidades do país.
Após um século da chegada dos primeiros grupos de imigrantes japoneses no Brasil o que tem acontecido é o processo contrário, ou seja, brasileiros descendentes migram para o Japão, esses são denominados de dekasseguis.
Hoje no Japão vivem pelo menos 300.000 mil brasileiros descendentes de japoneses que muitas vezes acompanhados dos cônjuges migram para o Japão com intuito de trabalhar nas indústrias em grande parte dos casos. Os brasileiros estão em terceiro lugar entre as etnias que compõe a população japonesa, superados somente por coreanos e chineses