“No início do século XIX, as revoluções burguesas do século anterior encontravam-se ameaçadas pelas forças conservadoras representadas pela nobreza e pelo clero, ansiosas para restaurar o absolutismo e excluir a burguesia do poder político. O embate dessas forças desencadeou, em 1830 e 1848, grandes movimentos liberais e nacionais. Iniciados na França, logo se estenderam para outros países europeus. Nesse período, conturbado por agitações políticas, agravou-se a situação social em consequência de transformações na economia, decorrentes da passagem para a grande indústria e o capitalismo de monopólio.” Diante do presente contexto histórico, qual das alternativas abaixo a presenta a corrente filosófica que propunha uma crítica severa ao capitalismo e situação do proletariado diante da realidade social e econômica frente ao poder da época?
a) Contratualismo.
b) Utilitarismo.
c) Socialismo.
d) Conservadorismo.
e) Criticismo.
Respostas
A maior crítica ao capitalismo foi formulada por Karl Marx e Friedrich Engels, em seu Manifesto Comunista, escrito em 1848, ano de diversas conturbações sociais na Europa. Dentro da teoria marxista a sociedade é dividida em duas classes que se opõe entre si: a burguesia e o proletariado. Os burgueses são os donos dos meios de produção, enquanto os proletários são os que vendem sua força de trabalho, são os trabalhadores, que são oprimidos sistematicamente dentro do sistema capitalista.
- Alternativa correta:
c) Socialismo
O socialismo marxista é uma etapa que vem antes do comunismo, é o controle dos modos de produção diretamente pelo proletariado, por meio de cooperativas, assembleias e coletivos. Essa corrente política entendia que existia uma grande parcela da população que era oprimida politicamente, socialmente e economicamente pelo poder da época. É válido dizer que esse poder continua a existir nos dias de hoje.
Continue estudando em:
- Sistema criticado por Marx
https://brainly.com.br/tarefa/26373344
- Alienação e ideologia
https://brainly.com.br/tarefa/27693337
Bons estudos!