Respostas
Resposta:
Contra: Sem o contato adequado com os professores e apoio pedagógico, os alunos da EaD podem não conseguir acompanhar o curso e ficar com muitas dúvidas, mesmo após o atendimento virtual. Na educação a distância, perde-se o vínculo direto entre professor e aluno, o que garante um bom aprendizado. Também é necessária muita disciplina dos alunos, especialmente no ambiente doméstico, onde há muita distração
Contra: O ensino a distância não é democrático, pois pressupõe o acesso de seus alunos à internet, computadores e celulares. Regiões mais distantes dos grandes centros ainda sofrem com a falta de infraestrutura básica, como saneamento e eletricidade. Apesar de popular, o acesso à internet ainda não é uma realidade para 30% da população brasileira, de acordo com o ICT Household Survey 2018.
espero ter ajudado ❤️ Deus abençoe sua vida ❤️
Sejam eles estudantes do ensino básico da rede pública, ou alunos do ensino superior público ou até mesmo privado, pois muitas faculdades com a mensalidade baixa são compostas por alunos pobres que não conseguiram adentrar em uma faculdade pública, afinal o vestibular é uma trava que torna o ensino superior público, não tão público assim.
Agora falando especificamente da realidade da UNIFESP, que tem mais ou menos 700 alunos sem acesso à internet, acho praticamente impossível colocar essa medida em prática, uma vez que a universidade pública não enfrenta somente a pandemia, mas também um ataque longo e incansável mais facilmente observado nos cortes e suspensão de verba.
Mesmo na realidade pandêmica, em que a verba destinada ao bandejão agora é transferida para pagar os auxílios, a previsão é de que a UNIFESP tenha dinheiro somente até julho, o que faz com que a possibilidade de manter mais ou menos 700 pacotes de internet (ainda que seja o mais barato) seja quase impossível.
Espaço não adequado para assistir as aulas e a divisão do meio tecnológico: Supondo então que as universidades e escolas consigam sanar o problema da internet na casa de cada estudante, ainda assim estudar em casa não é a mesma coisa que estudar em um espaço adequado e propício.
Muitos estudantes dividem seus quartos com irmãos, muitos desses pequenos, o que dificulta encontrar um espaço dentro da casa adequado para assistir aula, uma vez que estes irmãos podem estar brincando, gritando e atrapalhando os estudos de uma forma geral.
Além disso, não são todos os familiares que entendem e respeitam o horário de estudo, e os parentes tendem a interromper, pedir favores, reclamar e até brigar com o estudante durante a aula, fazendo com que a concentração e o acompanhamento pleno sejam quase impossíveis.
maioria dos relatos que escutei de amigos que estudam em universidades que aderiram o EAD, revelam que os professores não sabem lidar com esse tipo de ensino e acham que a qualidade pode ser substituída pela quantidade.
evasão de jovens trabalhadores: Ainda sob o ponto anterior, muitas mães poderão optar por largar seu semestre por não conseguirem conciliar o trabalho reprodutivo com a faculdade e isso é não somente excluir e prejudicar estudantes mães, mas estudantes trabalhadoras como um todo, uma vez que o trabalho doméstico também é trabalho.
Com isso, jovens que conseguiam já com dificuldade conciliar trabalho e faculdade, podem vir a não conseguir mais, uma vez que a universidade ao adotar o EAD tem a tendência de sobrecarregar os alunos com tarefas, da mesma forma que as empresas em home office também.
Além disso, muitas casas possuem internet ou limitada ou extremamente precária, que impedirá os alunos de acompanhar as aulas online de forma adequada, uma vez que é preciso ter uma internet boa para conseguir acompanhar plataformas online.
tentei fazer menor, foi o melhor que pude fazer..