Respostas
Resposta:
Entende-se a ginástica como forma de trabalho corporal, realizado em espaço fechado, ao ar livre, na água, com ou sem aparelhos e materiais, com ou sem utilização de musica, proporcionando experiências corporais que visem à conscientização do próprio corpo, suas possibilidades de movimento e a busca de um estilo ...
A Ginástica, no âmbito da educação física escolar, toma parte não somente no sentido de visar à iniciação desportiva, mas sim no de objetivar o desenvolvimento de habilidades corporais/físicas que muitas crianças não possuem, trabalhando a cultura corporal de movimento e possibilitando a vivência desta por parte do aluno.
Resposta:
inástica escolar
A ginástica é composta por exercícios generalizados e naturais. Generalizados porque engloba várias formas de realização: correr, saltar, lutar, arremessar, trepar, rolar, empurrar, defender, etc. Naturais porque estes movimentos são próprios da natureza humana sem a necessidade de serem construídos e sistematizados, inclusive as crianças brincam espontaneamente de correr, brincar, saltar, rolar, trepar.
Com as vivências da ginástica, desenvolvem-se naturalmente as chamadas qualidades físicas como: resistência geral, coordenação, velocidade, equilíbrio, força, flexibilidade e ritmo.
Dentre as qualidades físicas relacionadas à ginástica, estão a força e a resistência, que serão estudadas e caracterizadas no presente trabalho.
Explicação:
Ao trabalhar os fundamentos técnicos dos conteúdos ginásticos, o professor solicita aos alunos que falem o que sabem e demonstrem os movimentos corporais.
Quando os alunos desconhecem os movimentos corporais institucionalizados, o professor direciona o aluno a produzir e assim recriar este conhecimento.
Nas várias possibilidades de elaborar novas formas de linguagem corporal, o professor induz o aluno a criar, portanto, produzir o próprio conhecimento.
Sendo assim, podemos colocar a ginástica como o conjunto de exercícios corporais que visam ao desenvolvimento de qualidades físicas, mentais, afetivas e sociais do ser humano.