. No contexto da revolução científica do século XVII, assumir aposição de Galileu significava defender a: * 1 ponto a) continuidade do vínculo entre ciência e fé dominante na Idade Média. b) necessidade de o estudo linguístico ser acompanhado do exame matemático. c) oposição da nova física quantitativa aos pressupostos da filosofia escolástica. d) importância da independência da investigação científica pretendida pela Igreja.
1 ponto
a) por um acordo partidário firmado pela UDN, o PSD e o PTB.
b) por ser o Partido Comunista frágil e destituído de expressão social.
c) pela bipartição do mundo em blocos antagônicos, consequência da guerra fria.
d) pela linha insurrecional dos comunistas que pretendiam iniciar uma revolução a curto prazo.
Reposta: C
Respostas
Resposta:
c) oposição da nova física quantitativa aos pressupostos da filosofia escolástica.
Explicação:
Vimos que o Renascimento criticou o método de conhecimento da escolástica, baseado nas disputas conceituais e privilegiou a experimentação a matemática no novo método de conhecimento científico.
Galileu Galilei é símbolo da transposição entre a Idade Média e o Renascimento para fins científicos (C).
Renascimento refere-se a um período em que o homem é valorizado, assim como a sua faculdade racional.
No Renascimento, o teocentrismo da Idade Média dá lugar ao antropocentrismo, sendo o homem a figura valorizada e ressaltada pela Modernidade. Com isso, a Igreja e as concepções divinas ligadas à razão são transpostas para o homem, sendo ele o foco de todo o pensamento.
Na Filosofia Moderna, a ciência, a razão, as experiências e o conhecimento são temas principais, porque o objeto que fundamenta esses estudos é o HOMEM e como ele se relaciona com o mundo.
Portanto, o homem, como sujeito, é agente e atua diretamente no processo da obtenção do conhecimento científico, sendo ele base do humanismo moderno.
Link: brainly.com.br/tarefa/13854520