• Matéria: Geografia
  • Autor: anagabrielaa1
  • Perguntado 9 anos atrás

por que etiopia e liberia nao foram colonizados

Respostas

respondido por: mligya
109
Boa tarde!

Quando falamos de colonização, logo nos vem à cabeça o processo de dominação mundial ministrado pelos países europeus. Realmente, a Europa conquistou diversos países, sendo o continente africano uma das localidades de maior incidência de colonização, quase que por completo tomado e explorado pelos países europeu.

Na Etiópia houve tentativa de dominação por parte da Itália, primeiramente foi firmado um acordo entre os dois países, mas ao perceber que neste acordo estava imposta uma condição de vassalagem, a Etiópia recuou e a Itália declarou guerra afim de dominar a região. No entanto, eram aproximadamente 18 mil italianos contra mais de 100 mil etíopes, o que acabou resultando em um massacre para a Itália.

Já a Libéria foi um país formado 
por escravos libertos dos Estados Unidos, isso porque, na época, acreditava-se que o envio de negros e ex escravos ao seu continente de origem, a África, ajudaria na redução da criminalidade americana. Obviamente, temos que levar em conta que o preconceito e racismo da época influenciavam neste tipo de pensamento mesquinho, mas foi esta ligação com os Estados Unidos que impediu a dominação por países Europeus.

Abraços!


respondido por: annaclara022
30

Resposta:A Etiópia não foi uma das vítimas do neocolonialismo, mas não foi por falta de tentativas. Por volta de 1880, a Itália era um dos países mais atrasados da Europa ocidental: ainda muito agrário, pobre, recém-unificado. À época, em torno de 25 milhões de italianos já haviam migrado para vários outros países (Brasil, inclusive) em busca de uma vida melhor. Para tentar compensar isso, o país também queria entrar na mais nova moda: arranjar uma colônia na África.O outro país africano nunca colonizado por europeus tem uma história bastante curiosa. Isso porque foi fundado, em 1824, por escravos libertos dos EUA. Naquela época, uma organização americana chamada American Colonization Society (em tradução livre, Sociedade Americana de Colonização) havia sido criada com o propósito de levar escravos libertos e negros nascidos livres “de volta” para a África.Em meados de 1821, o território da Libéria havia sido definido, e os primeiros migrantes já haviam chegado. Em 1822, foi criada a capital, Monróvia (nomeada em homenagem ao presidente Monroe). Apenas em 1824 o país foi fundado oficialmente sob seu nome, que tencionava indicar “país da liberdade”. Apesar da conexão bastante próxima com seu país de origem, os agora liberianos declararam sua independência em 1847. Mesmo assim, sua ligação próxima com os EUA manteve de fora os colonizadores europeus.

Perguntas similares