1. No dia 12 de maio de 1978, os trabalhadores de uma fábrica de caminhões, em São Bernardo do Campo (SP), entraram em greve. Eram liderados pelo chamado Novo Sindicalismo ou “sindicalismo autônomo”. Dentre as alternativas abaixo, qual apresenta uma característica desse Novo Sindicalismo ou “sindicalismo autônomo”? * 1 ponto a) Os diretores sindicais eram nomeados pelo governo, para garantir a cooperação dos sindicatos ao regime militar. b) Os sindicatos foram completamente extintos durante o regime militar. A greve em questão foi liderada por grupos guerrilheiros armados. c) Os dirigentes sindicais eram eleitos pelos operários sindicalizados e os sindicatos possuíam liberdade ideológica e partidária. d) O Ministério do Trabalho permitia que apenas os operários com mais de 15 anos de trabalho fossem sindicalizados, evitando a ação de guerrilheiros infiltrados nos sindicatos. 2. As greves dos anos de 1978, 1979 e 1980 mostravam que o regime militar começava a dar sinais de desgaste. Os movimentos grevistas destes anos lutavam, entre outras coisas, por: * 1 ponto a) fim dos arrochos salariais e mais liberdade dentro e fora das fábricas. b) direito de os operários receberem o mesmo salário que os deputados. c) possibilidade de criar guardas operárias para manter a segurança nas favelas. d) pela continuidade indefinida do regime militar, para que houvesse mais segurança.
Respostas
Explicação:
progressão dos sindicatos ao regime militar os sindicatos foram militar a greve em questão então a resposta é greve regime militar e Altônia ao ponto os direitos indicados obrigado
Resposta:
1. Uma característica do Novo Sindicalismo ou “sindicalismo autônomo”:
c) Os dirigentes sindicais eram eleitos pelos operários sindicalizados e os sindicatos possuíam liberdade ideológica e partidária.
O novo sindicalismo propunha uma ruptura com o passado e agrupava vários líderes sindicais denominados "autênticos" cuja maior aspiração era criar uma nova central sindical autônoma, livre e independente do estado e do patronato.
2. Os movimentos grevistas dos anos de 1978, 1979 e 1980 lutavam por:
a) fim dos arrochos salariais e mais liberdade dentro e fora das fábricas.
As greves de 1978, 1979 e 1980, ocorridas em um contexto ditatorial, trouxeram para dentro do Estado as tensões entre capital e trabalho. Imposta desde os primórdios da ditadura, a política salarial de arrocho, sempre teve a oposição dos setores mais combativos do sindicalismo nacional. que pretendia cada vez mais autonomia e liberdade de atuação.