A partir da leitura do texto, responda: a) Que característica física marca a personagem Bertoleza?
b) Que condição social essa característica física lhe impõe em pleno século XIX no Brasil, período em que se passa a história narrada em “O cortiço”?
c) Retire do texto um fragmento que comprove sua resposta à questão anterior.
2) Que característica psicológica de João Romão fica evidente no texto? Destaque um fragmento que justifique sua resposta.
3) Considerando o fragmento do primeiro capítulo de “O cortiço”, responda: o que João Romão pretendia ao falsificar uma carta de alforria para Bertoleza? Explique
4) O que é possível deduzir a partir da leitura do trecho “Contra todo o costume, abriu se nesse dia uma garrafa de vinho do Porto(...)”?
5) Nos textos narrativos, sobretudo nos romances, é muito comum o narrador apresentar as personagens por meio de dois tipos de descrição: a objetiva e a subjetiva. Retire do texto um fragmento que apresenta uma descrição objetiva e uma descrição subjetiva
Respostas
A- A característica física que marca a personagem Bartoleza de "O cortiço" é que a mesma era uma mulher negra.
b- Essa característica física de Bartoleza, aprisionava a mesma na condição social de escrava. Pois a história do "livro o cortiço" retrata um período onde ainda existia o regime de escravidão no Brasil.
c- Podemos tirar do texto o seguinte fragmento "agora, disse ele a cri@ula, as coisas vão correr melhor pra você".
2- Conseguimos perceber em João Romão os seguintes aspectos psicológicos: um homem ganancioso e enganador. O mesmo tenta comprar Bertoleza para transforma-la em sua esposa fingindo dar alforria a mesma.
3- O mesmo queria fingir a Bertoleza que havia dado alforria a ela, e por isso a mesma deveria ser grata e boa esposa.
4- É possível deduzir que João Romão evitava gastar seu dinheiro, era um homem mesquinho.
5- Vemos no primeiro parágrafo do texto a descrição subjetiva do autor sobre Bertoleza e João Romão