(Unicamp-Sp) Na tabela abaixo são representados os resultados das análises realizadas para identificar as substâncias excretaras por girinos, sapos e pombos.
A) identifique, na tabela, qual amostra corresponde às substâncias excretaras por pombos. Explique a vantagem desse tipo de excreção para aves.
B) identifique, na tabela, qual amostra corresponde às substâncias excretadas por girinos e qual corresponde às dos sapos. Explique a relação entre o tipo de substância excretada por esses animais e o ambiente em que vivem.
Respostas
Resposta:
letra B
Explicação:
.. dB. s. f. a. x. d.
Resposta:
A) A amostra 2 (ácido úrico) corresponde às excretas dos pombos. O acido úrico é pouco tóxico e pode ser eliminado com pouca água e, portanto, essa excreta é vantajosa em ambientes terrestres. É uma adaptação à vida terrestre e ao voo.
B) A amostra 1 (amônia) corresponde às excretas dos girinos e a Amostra 3 (ureia) corresponde às do sapo. O tipo de substância excretada está relacionado com o ambiente em que esses animais vivem pelo fato de os girinos viverem sempre em ambientes aquáticos e os sapos, em zonas terrestres e/ou aquáticas. Os girinos excretam amônia, que é tóxica para o organismo e tem que ser eliminada rapidamente. No ambiente aquático, a amônia é facilmente dissolvida na água e, portanto, não é prejudicial para os girinos. Os sapos excretam ureia, que é menos tóxica que a amônia e, portanto, não traz prejuízo para esses animais nos ambientes em que vivem.
Explicação: