Qual é a relação entre inferência e intertexto?
a) A inferência só pode ocorrer por meio do intertexto. Um processo inferencial só existe quando um texto menciona outro, seja de forma direta ou indireta. Outros elementos não permitem que ocorra a inferência, apenas uma pura dedução.
b) O intertexto é o único recurso que permite que o leitor infira informações corretamente, por ser a única forma que permite que ele acesse o texto original e possa compreender a intenção do autor ao mencionar outro texto.
c) Inferir é conseguir entender a ligação entre uma informação que está em um texto com informações que estão em outro texto. Portanto, um leitor só pode inferir uma informação corretamente se já leu todos os textos citados dentro de outro texto.
d) Inferência e intertexto são, na verdade, sinônimos. As duas palavras se referem à referenciação de um texto (ou parte del dentro de um outro texto.
e) Um intertexto, que é quando um texto referencia outro de forma direta ou indireta, pode contribuir para que um processo inferencial ocorra de forma eficiente ou não, porque ele pode ser utilizado como uma pista que permite uma construção de sentido somente se o leitor entender o intertexto.
Respostas
Resposta:
E. Um intertexto, que é quando um texto referencia outro de forma direta ou indireta, pode contribuir para que um processo inferencial ocorra de forma eficiente ou não, porque ele pode ser utilizado como uma pista que permite uma construção de sentido somente se o leitor entender o intertexto.
Explicação:
Resposta:
E)
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
O intertexto é um dos recursos que pode servir como pistas para uma inferência.
A referenciação proveniente de um intertexto pode ser a informação que é necessária para que um leitor chegue a uma determinada conclusão.
Por exemplo, se em uma certa história uma pessoa diz para a outra: “Você parece a Magali hoje!”, podemos inferir que a personagem deve estar comendo bastante naquele dia, porque houve um intertexto entre aquela história e os quadrinhos da Turma da Mônica.
Essa referência à personagem Magali serve como uma pista para que o leitor possa realizar um processo inferencial e entender o que o autor pretendeu dizer.