1 — Diferencie clima de tempo.
2 — Quais são as variáveis que definem o clima de uma determinada região?
3 — O que é uma frente de ar? O que ela pode causar?
4 — Como a ausência da vegetação pode influenciar no estado de um clima? 44
5 — Explique por que regiões mais próximas à Linha do Equador são mais quentes, independente de qual for a estação do ano.
se possível coloque uma resposta resumida, obrigada
Respostas
1- tempo é o estado da atmosfera em determinado momento e clima é a sucessão habitual do estado da atmosfera que se repete por anos.
5- porque essas regiões estão mais próximas ao sol.
OBS: não sei as questões 2, 3 e 4 mas espero ter ajudado um pouco ;-;
Questão 1. Clima é o padrão meteorológico e tempo é a condição momentânea.
Estes são dois conceitos oriundos da meteorologia e empregados no cotidiano das pessoas. Quando nos referimos ao tempo, estamos falando da situação momentânea de determinado lugar, como o fato de estar calor ou não naquele dia, ou de estar chovendo pela manhã mas pela tarde as nuvens se dissiparem.
Já o clima reflete um padrão meteorológico que representa as características atmosférica de determinado local. Assim, uma região pode ter um clima úmido e quente durante o verão, ou seja, é o que se espera para o verão daquele local com base em registros históricos.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/38446322
Questão 2. As variáveis que definem o clima de uma região são a latitude, longitude, altitude, maritimidade e continentalidade.
A altitude tem relação direta com a diminuição da pressão atmosférica, pois quanto mais alto um ponto da atmosfera, menor a coluna de ar que se forma acima desse ponto, causando uma menor pressão. A latitude e longitude interferem na incidência dos raios solares, e a maritimidade e continentalidade são importantes porque a umidade afeta diretamente na amplitude térmica do local.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/40646425
Questão 3. A frente de ar é um fenômeno meteorológico que é formado a partir do encontro entre duas massas de ar.
É comum que essas massas de ar tenham características distintas, pois elas têm origem distintas. Vale lembrar que uma massa de ar carrega sempre a característica de umidade e temperatura do local em que surgiu. Quando elas se encontram, forma-se a frente de ar, com a característica de uma dessas massas. Por exemplo, se a massa de ar quente prevalece e a massa de ar frio recua, forma-se uma frente quente.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/24966520
Questão 4. A ausência de vegetação influencia na umidade do ar e, consequentemente, no clima.
A vegetação promove uma "reciclagem" da qualidade do ar ao absorver CO2 e eliminar O2, mas também promove a formação de umidade no ar, pois há uma grande atividade de evapotranspiração. No Brasil, por exemplo, a floresta amazônica é responsável pela formação de grande parte das massas úmidas e das chuvas que ocorrem no sudeste.
Nessa forma, locais com perda de vegetação têm menor umidade do ar, o que causa uma maior amplitude térmica e impacta diretamente no clima de uma região.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/38446322
Questão 5. As regiões mais próximas à linha do Equador recebem os raios solares perpendicularmente.
O aquecimento do planeta ocorre por meio da incidência de raios solares, que aquecem o solo. Esse calor é retido na atmosfera graças ao efeito estufa. Ou seja, sem a existência dessa camada - que infelizmente está sofrendo um agravamento - é fundamental para a existência da vida humana e animal na Terra.
Esses raios incidem perpendicularmente sobre a linha do Equador e de maneira mais inclinada em direção aos polos, chegando a apenas tangenciar o globo terrestre nas latitudes extremas. Com isso, as regiões mais próximas da linha do Equador absorvem mais o calor.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/2430859