Respostas
Resposta:
Podemos voltar a relacionamentos sólidos? Podemos alcançar relacionamentos tão sólidos quanto os dos nossos avós?
Explicação:
Claro, é pertinente mencionar que nem todas as pessoas, sem exceção, são levadas por esta “modernidade líquida”, mas se você tiver sido imerso em tudo isso ou simplesmente anseia evitar isso, ou talvez conhece alguém imerso nisto, aqui estão três dicas:
1 – Solidifique e enraíze sua identidade: conecte-se com o seu verdadeiro e profundo “eu”, conheça-se e descubra o que você realmente quer ou precisa, em seu interior você encontrará respostas. Desta forma, você vai se tornar uma pessoa autêntica, e este é um escudo de anti-relações líquidas.
2 – Ajuste sua perspectiva: pergunte a si mesmo honestamente, se você valoriza mais quantidade do que qualidade, e dependendo da resposta, mude sua perspectiva, lembre-se de que qualidade é o que lhe dará satisfação a longo prazo, ainda que seja mais custoso construir relacionamentos de qualidade.
3 – Aprenda a se comprometer: compromisso e responsabilidade não precisam ser pesados ou negativos, para isso, você deve estar disposto a arriscar, se render, a mostrar-se vulnerável. Apenas não se preocupe tanto, não pense nisso e não tenha tanto medo, somente quem arrisca tem a ganhar.
Em algum momento, somos um verdadeiro reflexo de nossa sociedade moderna. Quer admitamos ou não, o mundo ao nosso redor influencia nossas decisões, comportamentos, escala de valores e até as emoções que temos.
Não é possível nem saudável tentar se abstrair da sociedade em que vivemos, pois, de uma maneira ou de outra, as formas de relacionamento que se estabelecem em nossa sociedade acabam nos impressionando. Basicamente, quer queiramos ou não, acabamos sendo crianças do nosso tempo.