Respostas
Resposta: Treino intervalado de alta intensidade surgiu nas décadas de 30 e 40, hoje em dia é utilizado para aumentar o condicionamento físico, melhorar a qualidade de vida, performance esportiva, emagrecimento, e dependendo do protocolo de treino pode gerar níveis de hipertrofia nos músculos.
Tem como vantagem utilizar pouco tempo, com uma grande eficácia, pelo fato de ser um treinamento de alta intensidade. Pode ser realizado em pista, bicicleta, peso do próprio corpo, corda naval, etc.
O HIIT pode ser direcionado para todos os tipos de públicos, mas sempre deve-se saber da particularidade de cada indivíduo, investigando qual seu objetivo com o treino e analisando sua ficha médica. Dessa maneira pode-se indicar o protocolo correto.
Os protocolos devem ser seguidos para obter resultados eficazes. Alguns parâmetros são utilizados para a prescrição da intensidade do treino, utilizam-se testes e em seguida avalia-se através da escala de percepção de esforço.
O HIIT é eficiente na perda de gordura por causa da sua alta intensidade que aumenta a capacidade oxidativa dos músculos e possibilita a liberação de hormônios adrenérgicos.
A literatura evidencia que o HIIT, exerce melhorias sobre inúmeras variáveis fisiológicas, entretanto, algumas evidências mostram que em indivíduos obesos ou treinados, atletas ou não, este tipo de treinamento não altera os parâmetros de composição corporal, e deste modo, pode-se concluir que as pesquisas acerca deste tema devem ser mais aprofundadas.
Explicação: espero ter ajudado