quais são danças tradicionais do Rio grande do Sul e de quais povo surgiram a inspiração de para criaçao delas?
Respostas
“Quando em julho de 1951, o gaiteiro Augustinho Manoel Serafim, de 56 anos de idade, mostrou-nos, em Vacaria, como se dançara a “Chula” no seu tempo de moço, nós ficamos perplexos, verdadeiramente surpresos. É que jamais – em todas nossas consultas bibliográficas e pesquisas de campo sobre o folclore do Rio Grande do Sul, e mesmo do Brasil – havíamos encontrado a mínima citação sobre essa curiosa “Chula” que ele nos ensinava: dança executada somente por homens e em desafio. O ineditismo era de tal monta que não nos atrevemos a apresentar a Chula de imediato – em festivais folclóricos que nessa época dirigimos – temerosos de que algum folclorista ou cronista negasse autenticidade a tal dança. Quem sabe se tudo não passava de um sonho do gaiteiro Manoel Serafim? Ou quem sabe se a Chula fora uma criação extremamente localista, fruto de alguma brincadeira de galpão, numa estância qualquer, sem maior repercussão no meio campeiro?
Sentíamo-nos inteiramente desamparados pela bibliografia folclórica brasileira, nesta afirmativa de que existira no Rio Grande do Sul uma dança chamada “chula” e executada somente por homens”
Então che, que tal essa? Só tinham ouvido um causo de um gaiteiro… Pensa o quanto antiga a chula não era, que nem em livros estavam encontrando registros… Mas também nem tudo estava perdido. Muitos meses depois, vasculhando a obra “Notícia Descritiva da Província do Rio Grande de São Pedro do Sul”, escrita por Nicolau Dreys em 1817, e só editada em 1839 é que encontraram uma referência a dança da chula.
É importante deixar claro que à esta época, o termo Gaúcho era pejorativo, e significava um cavaleiro nômade, sem lar, sem querência, e a este Gaúcho é que Dreys se referiu da seguinte forma:
“(…) pelo menos os gaúchos aparecem geralmente sem mulheres e manifestam mesmo pouca atração para elas. (…) O gaúcho parece apreciar o dinheiro menos para suprir suas precisões, que são poucas, do que para satisfazer suas paixões ou alguns gostos instantâneos: ele quer dinheiro principalmente para jogar ou para adquirir a posse de qualquer brinquedo que, como nas crianças, excitou sua cobiça passageira. Por isso pouco trabalha o gaúcho, enquanto tem dinheiro. O tempo passa-se em jogar, tocar ou escutar uma guitarra nalguma pulperia, e às vezes, porém com raridade, dançar uma espécie de chula grave, que vimos praticar por alguns deles.”
Aí sim! Agora sim! Aqui inclusive podemos perceber que a Chula NÃO foi um desafio por mulheres, visto que o gaúcho passava a maior parte do tempo sem a presença delas, então tem muito versinho feito por aí que não casa muito bem. Mas bueno, pelo menos alguma coisa a mais já sabemos!
Foi então em 1952 a primeira demonstração oficial a público da dança da Chula.
Quanto a origem da canção, cada autor tem um entendimento diferente. Alguns acreditam ter se originado de Portugal, enquanto outros batem o pé que é dança Brasileira, que se aproximam do baiano ou do baião.