Você acredita que a arte rupestre mesmo sem a intenção tenha influenciado no grafite ? por quê
Respostas
Resposta:Historicamente, o homem pré-histórico ao adquirir certos domínios sobre os recursos disponíveis à sua época, buscou engendrar ferramentas que facilitassem sua vida nas suas tarefas cotidianas. O que vemos hoje com tanta abundância são fruto da evolução e aprimoramento das ferramentas primitivas utilizadas no passado. A Arte para os antigos nômades em seguida para os sedentários não era vista como Arte e sim um procedimento de registro histórico, religioso e simbólico. Classificaremos os três itens elencados acima no título de maneira individual seguido da respectiva conclusão.
Grafite
Esta modalidade é considerada um dos quatro elementos que compõe o Hip-Hop, que segundo Houaiss significa “movimento cultural da juventude pobre de algumas das grandes cidades norte-americanas que se manifesta de formas artísticas variadas (dança, rap, grafites etc.)” (HOUAISS, 2010, p. 407).
Evidencia-se nesta modalidade artística o estilo particular de cada artista que produz sua “Arte Urbana” na maioria das vezes com autorização pública ou privada para a sua produção. Não existe um padrão definido de letras ou desenhos, e na maior parte, os grafites transmitem mensagens de cunho social denunciando os problemas de uma determinada sociedade ou de manifestação em apoio a outras. As cores e as formas utilizadas no grafite acabaram com o preconceito de algumas pessoas que generalizavam – muitas ainda generalizam – o artista como mais um pichador. Hoje em dia alguns comerciantes contratam estes profissionais para realizações publicitárias de seus negócios que viam suas portas serem pichadas sempre que as pintava. A matéria prima do grafite é a tinta, sobretudo o spray que ganhou com o passar dos tempos inúmeras cores abrindo o leque de possibilidades para o grafiteiro ou artista que com criatividade e conhecimento registra nos muros sua mensagem.
Pichação
Em relação à pichação, recortaremos o tema na cidade de São Paulo. Esta modalidade de expressão nos dias atuais segue uma vertente totalmente diferente dos períodos precedentes, ou seja, durante a ditadura militar no Brasil víamos comumente a frase “Abaixo à Ditadura” como forma de protesto do movimento estudantil democrático que reivindicavam a liberdade de expressão e o fim da intervenção militar em todo o território nacional. Com o passar dos anos, a juventude contemporânea viu na pichação uma força diferente e com outros sentidos. Estava em jogo o status, a pura adrenalina e diversão. Foram criados grupos de pichação onde cada integrante reproduzia fielmente a escrita do grupo espalhando pela cidade sua marca. Em seguida, alguns locais
Leia mais: https://nova-historia0.webnode.com/products/relacao-entre-grafite-pichacao-e-arte-rupestre/
Explicação: