A conjuntiva é sede de lesões de várias etiologias, que incluem alterações degenerativas, circulatórias, inflamatórias, e do crescimento e desenvolvimento, cujo diagnóstico diferencial, apenas pelo exame clínico pode ser impreciso. Qualquer um dos vários elementos que compõem a conjuntiva e o tecido subconjuntival poderá dar origem a estas lesões. Os tumores conjuntivais representam um amplo espectro de lesões benignas e malignas, algumas capazes de acarretar não somente a perda da visão como, também, da vida. A abordagem correta destas lesões compreende diagnóstico e tratamento apropriados. A técnica básica para obtenção de material para o diagnóstico de uma lesão conjuntival é a biópsia excisional. Considerando os métodos utilizados em patologia, analise as afirmativas a seguir:
I. Citologia é um método que consiste, no estudo das células isoladas. Estas podem ser obtidas para estudo microscópico e são estudadas com o objetivo de ser detectar lesões citológicas pré-malignas.
II. A biópsia de congelação dá resultados mais rápidos porém menos precisos e é realizada por intermédio de um aparelho (Crisotato) que congela o tecido enviado sem formol, com o paciente sendo operado no centro cirúrgico e a equipe de cirurgia esperando pelo resultado.
III. A necropsia é um exame que ajuda muito no sentido epidemiólogico, alertando para os problemas de saúde mais comuns de determinada população e visando melhorar a qualidade de vida e combater as mazelas que provocam morbidade e mortalidade.
IV. A biópsia é o estudo do tecido e é um exame que permite muitos diagnósticos na prática médica e orienta tratamentos.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I, III e IV, apenas.
b.
I, II e III, apenas.
c.
I, II, III e IV.
d.
I, II e IV, apenas.
e.
II, III e IV, apenas.
Respostas
respondido por:
16
Resposta:
I, II, III e IV.
Explicação:
Corregida corretamente pelo AVA
respondido por:
1
Resposta:
I, II, III e IV
Explicação:
corrigido no AVA
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás