• Matéria: Português
  • Autor: sabrinanicole2004
  • Perguntado 5 anos atrás

Por que o discurso do ódio não é liberdade de expressão?
A liberdade em uma sociedade livre é para todos. Portanto, a liberdade exclui a imposição à liberdade dos outros. Você é livre para andar na rua, mas não para impedir que outros o façam.
A imposição à liberdade de outros pode vir de forma física imediata e evidente – bandidos vindo atacar com armas. A violência pode ser uma espécie de expressão, mas certamente não é “liberdade de expressão”.
Como a violência, o discurso de ódio também pode ser uma imposição física à liberdade dos outros. Isso porque a linguagem tem um efeito psicológico imposto fisicamente – no sistema neural, com efeitos incapacitantes a longo prazo.
Aqui está o motivo:
Todo pensamento é realizado por circuitos neurais – não flutua no ar. A linguagem ativa neuralmente o pensamento. A linguagem pode, assim, mudar o cérebro, tanto para o melhor quanto para o pior. O discurso de ódio muda o cérebro dos odiados para o pior, criando estresse tóxico, medo e desconfiança – tudo de forma física, tudo presente na atividade dos circuitos neurais de uma pessoa todos os dias. Este dano interno pode ser ainda mais grave do que uma punhalada. Ele se impõe à liberdade de pensamento e, portanto, age livre de medo, ameaças e desconfiança. Ele se impõe à capacidade do indivíduo de pensar e agir como um cidadão totalmente livre por muito tempo.
É por isso que o discurso de ódio se impõe à liberdade daqueles que são alvo do ódio. Uma vez que ser livre em uma sociedade livre não requer se impor à liberdade dos outros, o discurso de ódio não se enquadra na categoria da liberdade de expressão.
Discurso de ódio também pode mudar o cérebro daqueles com preconceito leve, movendo-se para o ódio e a ação ameaçadora. Quando o ódio está fisicamente em seu cérebro, então você pensa que odeia e sente ódio, e você é movido a agir para realizar o que você, fisicamente, em seu sistema neural, pensa e sente.
É por isso que o discurso de ódio não é “mero” discurso. E uma vez que se impõe à liberdade dos outros, não é um exemplo de liberdade.
Os efeitos físicos de longo prazo, muitas vezes incapacitantes, do discurso de ódio sobre os sistemas neurais dos odiados não têm status na lei, já que nossos sistemas neurais não têm status em nosso sistema legal – pelo menos não ainda. Essa é uma lacuna entre a lei e a verdade.
LAKOFF, George. Por que o discurso do ódio não é liberdade de expressão? Tradução Leticia Sallorenzo.

1. Leia o artigo Por que o discurso do ódio não é liberdade de expressão?. Sintetizem , em uma frase, as ideias apresentadas em cada parágrafo.

Primeiro parágrafo: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Segundo parágrafo: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Terceiro parágrafo: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quarto e quinto parágrafos: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sexto parágrafo: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sétimo parágrafo: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Oitavo parágrafo: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nono parágrafo: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Em sua opinião, o artigo escrito pelo linguista George Lakoff responde à pergunta “Por que o discurso do ódio não é liberdade de expressão?” . A que ooutras perguntas este artigo poderia responder? Elabore três questões.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Respostas

respondido por: bugasimoes
54

1. Em grupos, leiam o artigo Por que o discurso de ódio não é liberdade de expressão?. Sintetizem, em uma frase, as ideias apresentadas em cada parágrafo.

Primeiro parágrafo:

A liberdade é para todos, não ser pode impedir a dos outros.

Segundo parágrafo:

A imposição da liberdade vem de várias formas, até mesmo da violência, mas nunca será "liberdade de expressão".

Terceiro parágrafo:

O discurso de ódio é um tipo de imposição física, a linguagem tem efeito psicológico, fazendo pessoas ter doenças como depressão, ansiedade sem cura e por um longo período.

Quarto e quinto parágrafos:

A linguagem ativa e pode mudar o cérebro, o ódio piorar o cérebro dos odiados para pior. O discurso de ódio destrói a autoestima e o psicológico das pessoas.

Sexto parágrafo:

O ódio pode mudar o cérebro pra quem tem preconceito leve, e os move para ódio e ação ameaçadora.

Sétimo parágrafo:

Quando o ódio está no cérebro de alguém, ela pensar que odeia, e o cérebro faz essa pessoa agir e se mover com ódio.

Oitavo parágrafo:

Por isso o ódio não é discurso. Uma vez atrapalhando a liberdade dos outros, não é um exemplo de liberdade.

Nono parágrafo:

Os efeitos físicos e psicológicos de longo prazo, muitas vezes sem cura. Não tem status na lei, nossos sistemas neurais não tem status em nosso sistema legal.

2. Em sua opinião, o artigo escrito pelo linguista George Lakoff responde a perguntar "Por que o discurso de ódio não é liberdade de expressão?". A que outras perguntas esse artigo poderia responder? Elabore três questões.

Sim.

1. O preconceito existe por que?

2. Como alguém começar a ter preconceito?

3. A educação deveria ser mais estudada?


bugasimoes: Espero ter ajudado! T^T
Perguntas similares