• Matéria: Biologia
  • Autor: CamillaCosta1
  • Perguntado 9 anos atrás


o que é a micologia?

Respostas

respondido por: Anonymous761
17
A Micologia é a ciência que estuda os fungos, e suas aplicações, tanto em alimentos, na medicina e entre outras coisas necessárias com fungos. Ela também pode ser chamada de Micetologia. 
respondido por: NatcadyVirginyan
0

Resposta:

Mas o que é micologia? A micologia é um ramo da biologia que estuda os fungos, já que na natureza existe uma infinidade de fungos e cada um tem a sua função. A micologia se dedica a entender e descobrir como esses fungos podem ser úteis, ou como acabar com eles, caso se tornem algum problema.

Tipos de fungos

Os micólogos englobam os fungos em quatro filos (divisões) principais: oomicetos (Oomycota), zigomicetos (Zygomycota), ascomicetos (Ascomycota) e basidiomicetos (Basidiomycota) e seus indivíduos formam, respectivamente, oósporos, zigósporos, ascósporos e basidiósporos.

Oomycetes ou Oomycota é uma classe de organismos filamentosos, unicelulares, que se assemelham morfologicamente a fungos. São organismos absortivos, filamentosos e microscópicos que se reproduzem tanto sexual quanto assexuadamente.

Os zigósporos são formados sempre o meio não está mais favorável à sua sobrevivência. Os zigomicetos são fungos que geralmente encontramos na fruta ou no pão estragado. Eles são brancos, fofos e possuem pequenos pontinhos pretos, que são os órgãos que geram os esporos, como o Bolor.

Os ascomicetos são o maior e mais diversificado grupo de fungos, também têm hifas septadas. As trufas e as leveduras das frutas e queijos pertencem a este grupo. Os ascomicetos se reproduzem assexuadamente por esporos especializados chamados conídios, produzidos em hifas especiais chamadas conidióforos. No caso da reprodução sexuada, forma-se uma estrutura em forma de saco chamada asco, dentro da qual são produzidos os ascósporos.

O segundo maior registro de fungos pertence ao Filo Basidiomycota, com 31.515 espécies de basidiomicetos registrados. Dentre a espécies popularmente conhecidas estão os cogumelos e orelhas de pau, mas há aqueles não populares, como fungos gelatinosos, gasteromicetos, ferrugens e carvões, estes dois últimos patógenos devastadores de plantações importantes economicamente. Alguns cogumelos comestíveis são bem conhecidos, como o shimeji (Pleurotus sp.) e shiitake (Lentinula edodes), outros são tóxicos, ou alucinógenos. Os basidiomicetos possuem grande aparato enzimático, degradando principalmente compostos lignocelulíticos presente em madeiras; ou xenobióticos, substâncias sintéticas de difícil degradação. Com isso, estes fungos se tornam úteis em setores industriais voltados à biorremediação de solos contaminados e no tratamento de efluentes, em indústrias têxteis e de celulose.

Perguntas similares