pq os jogos paralímpicos são tão importantes para os seus atletas? e qual o objetivo de Ludwig Guttman com a sua criação ?
Respostas
Resposta:
Os Jogos Paralímpicos foram criados por Ludwig Guttmann, um neurologista alemão que em 1939, saiu da Alemanha nazista e se estabeleceu com sua família na Inglaterra, trabalhando na Universidade de Oxford. Em 1943, o governo britânico o colocou para chefiar o Centro Nacional de Traumatismos, em Stoke Mandeville, como parte de um plano de reabilitação de soldados que serviram na Segunda Guerra Mundial. Conhecida como Enfermaria X (Ward X, em inglês) e dotada de 26 leitos para mutilados de guerra e pacientes paralíticos, a unidade dirigida por Guttmann iria se tornar o Centro Nacional de Lesões da Coluna, no Hospital de Stoke Mandeville.
Foi ali que ele começou a utilizar o esporte como uma forma de reabilitar seus pacientes, e graças ao bom desempenho alcançado por alguns deles, em 28 de julho de 1948 o neurologista organizou o primeiro evento esportivo para esses atletas, que se repetiu anualmente até que em 1952, quando os jogos se tornaram internacionais. E assim a história das Paraolimpíadas ficou diretamente ligada a Ludwig Guttmann, alemão de origem judia.
Roma sediou a nona edição dos Jogos Internacionais de Stoke Mandeville, como era conhecido o evento, em 1960, ou seja há 57 anos. Em 1964, o uso do nome “Paraolimpíadas” já era comum, formado pela contração de “paraplegia” e “olimpíadas”.
Em 1976, amputados e deficientes visuais participaram pela primeira vez, nos Jogos de Toronto. Por questões financeiras ou pela falta de acessibilidade, diversas edições dos Jogos Paraolímpicos aconteciam em cidades diferentes, mas a partir de 1988 em Seul, os jogos passaram a acontecer na mesma cidade e utilizando os mesmos locais de competição dos Jogos Olímpicos.
Em 2011, após os Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, o Comitê Paraolímpico Internacional determinou que todos os comitês nacionais padronizassem o termo “Paralimpíada” e, por consequência, “Jogos Paralímpicos” e “atletas paralímpicos” para que se assemelhassem ao termo original em inglês “Paralympics”, porém no Brasil vários veículos da imprensa, como a Folha de S.Paulo e este site, mantém a grafia original, jogos paraolímpicos.
Isso foi oque eu encontrei na internet, mais se eu fosse você tentava resumir um pouco para não ficar tão extenso. Espero ter ajudado.