• Matéria: História
  • Autor: MeliodasBr1
  • Perguntado 6 anos atrás

FIDEL CASTRO E SUA LUTA PARA DERRUBAR O DITADOR FULGÊNCIO BATISTA EM CUBA.

Respostas

respondido por: rbimbato
2

Resposta:

Ele comandou Cuba por 49 anos, mais tempo que qualquer não monarca no século 20.

Depois de estudar Direito, Fidel se estabeleceu como advogado em Havana. Sua clientela seria composta principalmente por habitantes dos bairros mais pobres. Ele já atuava politicamente nos tempos de universitário, chegando a se candidatar em 1952 às eleições parlamentares. Mas as votações não chegaram a acontecer devido ao golpe de Estado promovido por Fulgencio Batista.

A partir desse momento, Fidel passou a ter como sua principal meta derrubar o ditador, reunindo em torno de si pessoas com essa mesma intenção – entre elas, Ernesto "Che" Guevara. As tentativas promovidas pelo exército rebelde de Fidel fracassaram em 1953 e 1955, e o comandante en jefe foi forçado a fugir para as montanhas.

"Quando Castro anunciou que derrubaria Batista, as pessoas pensavam que ele não estava muito bem da cabeça", afirma Volker Skierka, jornalista alemão e autor de uma biografia sobre o "máximo líder". Foi então que aconteceu o triunfo que o transformou num libertador, aos olhos de muitos cubanos e de seus seguidores. Batista fugiu da ilha. Em 1° de janeiro de 1959, Castro proclamou o triunfo da revolução e chegou ao poder na nação caribenha, consolidando-o, a partir de então, de forma contínua.

Com seus planos socialistas, Fidel atraiu repetidamente contra si a ira dos Estados Unidos – encontrando aliados no chamado bloco comunista, incluindo a Alemanha Oriental. De acordo com estimativa do Ministério alemão do Exterior, cerca de 30 mil cubanos estudaram ou trabalharam na Alemanha, especialmente na antiga Alemanha Oriental.

ESPERO Q TENHA AJUDADO BJSS

Perguntas similares