A professora Alice assumiu a coordenação de uma escola de educação infantil e ensino fundamental l e um dos desafios a serem enfrentados era a atualização do plano de ensino de história e geografia para as novas determinações legais vigentes no país, visto que todo o planejamento do currículo escolar ainda segue o modelo dos Parâmetros Curriculares Nacionais e precisa ser adequado à Base Nacional Comum Curricular.
O que a professora Alice precisa observar para adequar o plano de ensino desses componentes curriculares às propostas do novo documento? E porque deve utilizar, explique comentando e apresente exemplos justificando.
Respostas
Resposta:
Nesse desafio ela deve se atentar principalmente ás mudanças colocadas pela BNCC comparando-os com os PCN, buscando descobrir quais são as diferenças e as a competências especificas dispostas pelo novo documento, promovendo uma abordagem ampla e interdisciplinar desenvolvendo seus conhecimentos e habilidades. Ainda que os documentos possuam algumas semelhanças, a BNCC traz muito mais detalhes em relação às competências e às habilidades a serem trabalhadas em cada componente curricular. E lá também abre maiores possibilidades de adequação do currículo no ensino fundamental, a partir do momento em que apenas componentes curriculares e não disciplinas se desenvolvem em habilidades a serem trabalhadas em cada ano.
Para elaborar o plano de ensino de história e geografia para a educação infantil dentro das normativas da Base Nacional Comum Curricular, a professora Alice terá como principal desafio centralizar o aluno como agente do processo de ensino-aprendizagem, colocando-o como produtor da cultura e da sociedade em que vive.