Sei que a resposta correta é a letra C, entretanto tenho duas dúvidas:
Por que a letra A está errada
Na letra C, é citada essa multiplicidades de estratégias desde o período colonial, qual seria um exemplo disso, durante o período colonial. Essa é minha maior dúvida.
"Os números indicam que antes da abolição de 1888 restavam pouco mais de setecentos mil escravos no Brasil. Conforme estimativa do censo de 1872, elaborada pelo IBGE, a população total do país era de 9.930.478 habitantes. Isso indica que grande parte da população de cor (pretos e pardos) já havia adquirido a liberdade por seus próprios meios antes da Lei Aurea. Com base no excerto e nos conhecimentos sobre a história da liberdade no Brasil, assinale a alternativa correta.
a) A maioria da população negra já era liberta antes de 1888, porque as províncias escravistas do Sudeste, almejando abrirem-se para a imigração italiana, vinham adotando medidas abolicionistas desde o fim do tráfico, em 1850.
b) Em termos globais, o grande percentual da população livre de cor reflete o peso demográfico da população liberta concentrada nas províncias pouco dependentes da escravidão, como Santa Catarina e Paraná.
c) A maioria da população africana e seus descendentes já era livre quando a Lei Aurea foi aprovada, porque vinha obtendo alforrias através de uma multiplicidade de estratégias, desde o período colonial.
d) O alto número de libertos antes de 1888 reflete o impacto da abolição dos escravos por parte do Imperador D. Pedro II, pois a família real era a maior proprietária de cativos durante o século XIX, na região do Vale do Paraíba."
Respostas
Resposta:
Como o texto disse: os negros vinham tomando medidas de liberdade a partir dos *seus próprios meios*, ou seja, dizer que as províncias estavam libertando os escravos é extrapolar a questão. Veja que se em 1850, a lei Eusébio de Queirós teve que surgir para proibir o tráfico negreiro, então é certo que nenhum dos senhores que se utilizava da mão de obra escrava queria o fim desse tráfico, tanto que depois dessa lei, ainda continuou existindo tráfico interno no Brasil, ou seja, os escravos que restaram aqui estavam ainda sendo comercializados, por um preço muito maior até, devido à sua escassez, por falta do tráfico vindo de outras províncias. Além disso, eu também vou citar que existiram sim inúmeras leis para eliminar esse trabalho escravo, mas nenhuma foi tão concreta como a abolição, em 1888. Então perceba que dizer que as províncias estavam colaborando para a extinção da escravidão é incoerente, pois o texto mesmo diz que os escravos estavam se libertando pelas seus próprios meios. Espero ter ajudado, fica bem!