• Matéria: História
  • Autor: manullinsjp
  • Perguntado 5 anos atrás

“A resistência ao domínio holandês em Pernambuco durou de 1630 a 1654. As batalhas dos Guararapes ocorreram nos anos de 1648 e 1649 e os últimos navios holandeses em direção à Europa partiram do Recife, em 1654. Depois de vários anos de negociações, em 6 de agosto de 1661, um acordo de paz foi assinado entre Portugal e Holanda, o chamado Tratado de Paz de Haia, no qual os holandeses receberiam dos portugueses uma indenização de quatro milhões de florins, equivalente a 63 toneladas de ouro, além das ilhas Molucas (Indonésia) e do Ceilão (atual Sri Lanka).” Disponível em: . Acesso em: 07 ago. 2018. O texto acima trata da expulsão definitiva dos holandeses do território brasileiro, concretizada em 1654. Uma consequência dessa expulsão para a colônia brasileira foi A o início da industrialização de Pernambuco. B a crise do açúcar devido a concorrência das Antilhas. C a eclosão de diversas revoltas contra o domínio português. D a substituição do cultivo da cana pelo café.


marildapaulapa: me fale a resposta correta

Respostas

respondido por: makmorales
14

Letra B: uma grande consequência dessa expulsão dos holandeses para a colônia brasileira foi a crise do açúcar devido a concorrência das Antilhas, visto que após serem expulsos de Pernambuco, os mesmos acabaram por investir e produzir açúcar refinado e de alta qualidade nas Antilhas, gerando uma crise para os produtores no Brasil Colonial.

A queda no preço do açúcar brasileiro chegou a 50%, a metade! Vale apontar que a expulsão dos holandeses ocorreu sem o apoio do Reino de Portugal, sendo que  própria população local é que sozinha lutou e expulsou os mesmos do território. Após isso, porém, Portugal tentou realizar investimentos para satisfazer as necessidades locais, mas a crise do açúcar viria a estourar posteriormente.

respondido por: meurylice
2

Resposta:

letra D

espero ter te ajudado! :D

Perguntas similares