• Matéria: História
  • Autor: beatrizharuno326
  • Perguntado 6 anos atrás

Estudamos em nossas aulas sobre as formas de resistência dos negros e negras escravizados no Brasil. Uma dessas formas consistia em um bailado dramático com canto e música que simbolizava a coroação de um rei do Congo. Estamos nos referindo a: *
1 ponto
A) Balaiada.
B) Congada.
C) Candomblé.
D) Capoeira.​


patysoulaugomes: 1 ) congada 2)irmandade religiosas
arainaveiga: VLW

Respostas

respondido por: MarianaBonfim
205

Resposta:

1-Congada

2-irmandade religiosas

Explicação:

1- A congada era uma forma de resistência onde, através da música e dança, os africanos escravizados mantinham viva suas histórias, cultura, canto e manifestações culturais.

2-As irmandades religiosas formadas por negros e negras eram também uma forma de resistência. Nas irmandades era comum que se praticasse o sincretismo religioso.

Espero ter ajudado ❤️


SraBum: obgd! certinho ^^
kscsoscki: imortal
kscsoscki: eles ja sabem que o pai é sobrenatural
kscsoscki: ja se prepara q vai começar o ritual
kscsoscki: chama o jasin pq o cara é mto do mal
kscsoscki: se vc paga pra ver minha em sua mao
kscsoscki: piu piu piu
kscsoscki: cabelo branco
Maduh8131: Tem uma glock esperando por mim ;)
XxINOxX: @kscsoscki tu fumou foi kkkl
respondido por: EduardoPLopes
64

É correta a alternativa B, sendo a Congada tanto uma manifestação cultural e religiosa dos povos afro-brasileiros como uma forma de resistência cultural (ou seja, de preservação da sua cultura tradicional) destas mesmas pessoas.

É um ritual no sentido de que é um conjunto de ações que tem um valor simbólico específico para aqueles que a praticam. Embora não seja coroado aqui, de fato, um rei, a cerimônia lembra o passado histórico de parte dos escravizados brasileiros, e a sua manutenção era uma forma de, pelo menos  simbolicamente, manter a memória da liberdade como uma esperança de mudança da situação dos escravizados.

Perguntas similares