Respostas
Resposta:o folclorista alagoano Aloísio Vilela afirmou que “ninguém pode prever de maneira alguma que mudanças ocorrerão ainda nas modalidades de sua evolução”.
Reunindo música, poesia e dança, o coco apresenta-se vinculado a um só tempo às ações de trabalho, à festa, à criatividade e à manifestação artística, coadunando diferentes funções sociais. Sua relação com as ações de trabalho aparece na versão originária, apresentada por Aloísio Vilela, de que a dança teria surgido da atividade de quebra das castanhas de coco
realizada nas reuniões de negros quilombolas em Palmares. É marcante também a evolução do coco quando este se interpõe ao processo de construção de casas de pau-a-pique. Muito provavelmente o movimento do gogó do pinto, por exemplo, tenha advindo da forma como os homens se apoiavam uns aos outros, por meio dos antebraços, para não escorregarem enquanto pisoteavam o barro molhado para o tamponamento da taipa.
Esse contexto da construção de casas irá gerar grande inventividade nas formas de sapatear presentes na dança, fazendo surgir diferentes ritmos e levando a uma organização corporal eficiente e eficaz, para a durabilidade da ação de pisar de forma saudável para o corpo e para a produção sonora – os joelhos fl exionam e a coluna se inclina levemente para frente.
Explicação:Espero ter ajudado!