• Matéria: Português
  • Autor: fellipetsaiyan
  • Perguntado 6 anos atrás

pessoal preciso dessa questao ate 13:30 pfv me ajudem.

Anexos:

Respostas

respondido por: 4764pimenta
3

Resposta:

O mito de narciso surgiu para ensinar as pessoas de suas atitudes, já o de ECO surgiu para esclarecer um fenômeno da natureza.

Explicação:

respondido por: jenifercaroline1905
2

Resposta:

O mito de Narciso e Eco pode ajudar a compreender a nossa forma de ser nas sociedades contemporâneas.

Por isso trata-se da criação pela cultura - grego romana com a função de transmitir, ensinamentos, a fim de fazer as pessoas refletirem sobre suas atitudes.

Explicação:

Existem duas versões mais debatidas sobre o mito de Narciso. Uma, menos tradicional, oriunda do Poeta grego Pausânias, diz que Narciso teria uma irmã gêmea e que ela era o seu reflexo.

Outra, considerada a versão original do mito, compreende que Narciso era uma das criaturas mais lindas já existentes. Por causa de sua beleza, as mulheres ficavam encantadas pelo jovem mancebo, filho de Cefiso e Liríope.

O nome Narciso (tema narkhé = torpor, como em narcótico para nós) já parece indicar o que sua existência significaria: sua beleza entorpece, atordoa, embaraça a todos aqueles por quem ela é vista.

Mas também, por sua ascendência, Narciso tem estreita relação com a ideia de água, escoamento e fertilidade, por parte de pai, bem como mansidão, voz macia e leveza (por parte de mãe). Tudo isso influenciaria sua vida.

O mito de Narciso e Eco é, até hoje, estudado pelos psicólogos. Alguns explicam que o alter ego, isto é, o outro que nos completa, é buscado fora de si, mas sempre como um retorno a si mesmo. 

Essa compreensão mostra o quanto somos egoístas em relação às nossas necessidades, a ponto de ser possível uma relação entre um mito da Antiguidade e as sociedades de consumo do sistema capitalista de produção.

Isso porque nesse sistema vivemos em busca de preencher o vazio libidinal que nos atormenta, redirecionando nossas pulsões sexuais para a satisfação na aquisição de bens.

Ora, é essa tentativa de satisfação que promove um individualismo exarcebado no mundo contemporâneo, sendo, por isso, apelidado de sociedade narcisista.

Espero ter ajudado, abraços ☺


fellipetsaiyan: obg gata
Perguntas similares