No início, a Revolução Cubana não apresentava vínculo com o socialismo. Sua vinculação se deu de acordo com as circunstâncias impostas pelos EUA, a saber: embargo econômico, tentativas de invasões e incentivos a
contrarrevolucionários.
O governo cubano demonstrou seus compromissos com a igualdade e justiça social, propôs a nacionalização de setores básicos e de empresas estrangeiras, a diversificação econômica, o fim do analfabetismo, ampliou os investimentos em saúde e educação e efetuou uma reforma agrária.
Essas medidas atraíram a ira dos estadunidenses, pois feriam diretamente seus interesses econômicos na ilha, o que fez com que o presidente Dwight Eisenhower aprovasse o Programa de ação encoberta contra o regime de Fidel Castro, que seria responsável pelos ataques do dia 15 de abril de 1961.
Após o bombardeio efetuado nas bases de Ciudad Libertad, San Antonio de los Baños e Santiago de Cuba, Fidel Castro assumiu, no discurso de homenagem às vítimas, o caráter socialista da Revolução Cubana.
A Revolução Cubana:
(1 Ponto)
A) possibilitou a aproximação de Cuba em relação aos Estados Unidos e a adoção do socialismo em seu território.
B) definiu a doutrina capitalista como a que seria adotada em Cuba, marcando a união deste país ao bloco soviético contra os Estados Unidos.
C) não instaurou de fato o socialismo em Cuba, mas serviu para enfraquecer e amedrontar os Estados Unidos com relação ao socialismo.
D) ameaçou a hegemonia estadunidense na América ao adotar o socialismo, além de amedrontar o país por estar tão próximo de Cuba na Crise dos mísseis.
E) contribuiu com os planos americanos para a ilha de Cuba.
Respostas
respondido por:
3
Salve Vitória aqui eh o bmenezes11!! É letra D
Explicação:
Marquinhosneflipe11:
Não tem resposta minha filha
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás