A imagem acima é uma escultura feita em bronze que se encontra no museu do Capitólio, em Roma. Explique a relação que essa imagem tem com a origem de Roma.
Respostas
O Lobo Capitolino (italiano: Lupa Capitolina) é uma escultura de bronze que retrata uma cena da lenda da fundação de Roma. A escultura mostra uma loba amamentando os míticos gêmeos fundadores de Roma, Rômulo e Remo. De acordo com a lenda, quando o rei Numitor, avô dos gêmeos, foi derrubado por seu irmão Amulius em Alba Longa, o usurpador ordenou que fossem jogados no rio Tibre. Eles foram resgatados por uma loba que cuidou deles até que um pastor, Faustulus, os encontrou e os criou.
A idade e a origem do Lobo Capitolino são controversas. A estátua foi considerada uma obra etrusca do século V AC, [1] com os gêmeos adicionados no final do século 15 DC, provavelmente pelo escultor Antonio Pollaiolo. [2] No entanto, a datação por radiocarbono e termoluminescência descobriu que a parte do lobo da estátua provavelmente foi fundida entre 1021 e 1153. [3]
A imagem da loba amamentando Rômulo e Remo é um símbolo de Roma desde os tempos antigos e um dos ícones mais conhecidos da mitologia antiga. [4] A escultura está alojada desde 1471 no Palazzo dei Conservatori no Campidoglio (o antigo Capitólio), Roma, Itália, e muitas réplicas estão em vários lugares ao redor do mundo.