Leia com atenção este texto do bispo São Gregório de Tours (século VI), que se dispôs a escrever uma história dos francos:
Os povos se enfureceram selvagemente; a fúria dos reis cresceu; igrejas foram assaltadas pelos heréticos e defendidas pelos católicos.
No entanto, nesses tempos em que o estudo das letras declinou e desapareceu nas cidades da Gália, não mais se encontram estudiosos da literatura para descrever os acontecimentos dessa época.
Por isso, procurei escrever para as gerações futuras a memória do passado.
a) A quais acontecimentos históricos o texto se refere?
b) Nesse contexto histórico, qual o papel desempenhado pela Igreja no plano cultural?
Respostas
a) O texto faz alusão ao período de transição da idade antiga para o período medieval. Fala cerca dos conflitos existentes entre os estudiosos (chamados por hereges) contra a imposição e ascensão da igreja católica. A igreja começou a questionar as ideologias dos filósofos o que ocasionou varias rebeliões dos filósofos contra a igreja.
b) A igreja cresce consideravelmente, passando a ter maior poder que o estado. Desse modo, os ideais do cristianismo foram se expandindo e se configurando enquanto modelo cultural.
A) O texto se refere ao período histórico do estabelecimento do Estado Franco após a queda do Império Romano do Ocidente, quando os conflitos entre os francos, herdeiros da cultura romana, e os "bárbaros", motivados por razões econômicas, políticas e religiosas, eram uma coisa comum.
B) No plano cultural a Igreja desempenhou o papel de "guardiã da sabedoria" técnica da sociedade greco-romana, por um lado, e de defensora do modelo de Estado dos Francos por outro, estabelecendo uma aliança política, que se manteria por toda a Idade Média, entre a Igreja Católica Romana e as diversas casas nobres que eventualmente organizariam o Feudalismo e, posteriormente, o Absolutismo.
Mais sobre os processos políticos franceses (que são herdeiros dos francos) na Baixa Idade Média:
https://brainly.com.br/tarefa/19840841