Verdadeiro ou falso
a) Acredita-se que o vírus SARS-CoV-2 tenha vindo de morcegos e que o primeiro paciente teria contraído a doença em 17 novembro de 2019.
b) Acredita-se que o vírus da COVID 19 tenha sido criado em laboratório a fim de iniciar uma guerra biológica.
c) O vírus surgiu a partir de processos naturais de evolução e ele apresenta mutações tão aleatórias que seria improvável a manipulação humana.
d) A COVID-19 é transmitida pelo ar e pelo contato com superfícies contaminadas, seguidas de contato com a boca, nariz e olhos. O vírus é espalhado por gotículas de saliva, espirros, tosses e secreções nasais.
Respostas
Resposta:
A)Acredita-se que o vírus SARS-CoV-2 tenha vindo de morcegos. Médicos chineses acreditam que o primeiro paciente seja um homem de 55 anos, que teria contraído a doença em 17 novembro do ano passado. Só conhecendo o paciente que primeiro
B)Um estudo publicado na revista “Nature Medicine”, realizado por pesquisadores do Reino Unido, Austrália e Estados Unidos, comprovou que o novo coronavírus não foi criado em laboratório. A partir da análise comparativa de dados genômicos, os cientistas encontraram evidências de que provavelmente o vírus seja resultado de seleção natural. “Nossas análises mostram claramente que o SARS-CoV-2 não é uma construção de laboratório ou um vírus propositadamente manipulado”, afirmam os pesquisadores.
C)A palavra mutação parece dramática, mas na verdade faz parte da rotina de vírus formados por cadeias de ácido ribonucleico (RNA), que carregam as informações genéticas do vírus.
"A mutação é um aspecto da vida de um vírus de RNA (como o coronavírus)", escreveu o microbiologista Nathan Grubaugh, professor de epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale, em Nova York (EUA), em um artigo recente da revista científica Nature.
À medida que um vírus se reproduz fazendo cópias de si mesmo, gera "erros" em seu genoma que são transferidos para futuras cópias do vírus.
Os vírus têm um RNA "propenso a erros", explica Grubaugh, por isso acumulam mutações em cada ciclo de cópia.
O especialista, no entanto, explica que a maioria dessas mutações afeta negativamente algumas funções do vírus e acaba removida pela seleção natural.
"A mutação é uma característica dos vírus", diz Grubaugh. Segundo ele, o fenômeno não é motivo de preocupação durante um surto de doença
D)gotículas de saliva;
- espirro;
- tosse;
- catarro;
- contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
- contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.