Quando tratamos de pedagogias de projetos estamos além da dura dependência do aluno com relação ao professor. Não que essa relação desapareça por completo, mas ela reaparece em um novo formato, menos hegemônico e mais horizontal. De acordo com Prado (1999, p. 13), quando adotamos os trabalhos de projetos “[...] o papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio da transmissão de informações – que tem como centro do processo a atuação do professor – para criar situações de aprendizagem cujo foco incida sobre as relações que se estabelecem nesse processo, cabendo ao professor realizar as mediações necessárias para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo a partir das relações criadas nessas situações”.
PRADO, M. E. B. B. Fundamentos e implicações. In: SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. São Paulo: Autores Associados, 1999. (Coleção Polêmicas de Nosso Tempo, v. 5).
Trabalhar com projetos requer selecionar e envolver os alunos em um determinado tema-problema. Ainda sobre pedagogia de projetos, podemos afirmar que:
na medida em que o educador compreende que o aluno também é responsável pela construção dos seus próprios saberes, deixa de ensinar passivamente e torna a aula mais atraente.
a base é o texto e as pesquisas bibliográficas sobre teses, artigos, com leituras extensas, já que a escola é o local de ensinar, e não, de estimular a criação ou a liberdade.
cabe ao professor julgar e compreender o projeto quando os alunos apresentam os resultados, seus protótipos, seminários, maquetes, pois não podemos ridicularizar a apresentação dos grupos.
para promover a pedagogia de projetos não são necessárias técnicas específicas, nem cumprir alguns passos ou planos de ensino, já que é uma atividade fácil de ser ministrada
na realização de um projeto, nem todos os alunos podem participar, apenas aqueles que são mais ativos, inteligentes e que sabem resolver problemas práticos e de acordo com as urgências que se propõem.
Respostas
respondido por:
14
Resposta:
a) na medida em que o educador compreende que o aluno também é responsável pela construção dos seus próprios saberes, deixa de ensinar passivamente e torna a aula mais atraente.
Explicação:
acabei de responder à prova e essa foi a única questão que errei porem depois eles mandaram o gabarito e a alternativa correta é essa (anhembi morumbi)
respondido por:
1
Resposta:
Na medida em que o educador compreende que o aluno também é responsável pela construção dos seus próprios saberes, deixa de ensinar passivamente e torna a aula mais atraente.
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás