escolha um dos lideres que lutaram pelas independências americanas e faça um breve relato sobre sua vida e idéias que motivaram seus empenhos e atuações nos movimentos.
Pfvrr ajuda!
Respostas
Resposta:
Simon Bolívar descendia de uma família aristocrata da cidade de Caracas, Venezuela. Nasceu nesta mesma cidade no dia 27 de julho de 1783. Bolívar morou na Europa, lá ele foi educado por um discípulo venezuelano, do filósofo francês Jean-Jacques Rousseau – o mesmo cujo as ideias influenciaram a Revolução francesa, que desencadeou uma série de fatores que fizeram com que a América espanhola se tornasse independente. Enquanto esteve na Europa, ele adquiriu uma experiência mais profunda da sociedade pós-revolucionária.
Após seu retorno à Venezuela, ele combate as tropas espanholas e um congresso declara a independência da Venezuela em 1811, porém em 1812 os espanhóis retomam a Venezuela. Em 1813 Bolívar reconquista Caracas e mais uma vez em 1815 a Espanha retoma a Venezuela, e Bolívar é expulso para a Jamaica. Quando ele retorna da Jamaica, participa de uma nova revolução para retomar o controle da Venezuela. Em 1819 ele e seu exército atravessam o Andes e venceram os espanhóis na Batalha de Boyacá, proclamando a independência de Nova Granada que é a atual Colômbia. Em Angostura é elaborada uma Constituição para a nova República da Colômbia, que englobava a Colômbia, Venezuela, Equador e Panamá. Em 1821, é declarada a independência do Peru e Simón Bolívar se torna o presidente da República da Colômbia.
Bolívar tentou realizar um Congresso no Panamá com o objetivo de unir politicamente a América Latina. Bolívar tinha um ideal centralizador, enquanto as repúblicas tinham desejo de autonomia. No final de tudo ele é combatido por várias facções e é obrigado a se exilar na ilha de Santa Maria. Ele faleceu na mesma ilha em 17 de dezembro de 1830.
Explicação: