Thomas Malthus em seu livro sobre o princípio da população faz uma análise sobre o elevado crescimento vegetativo após a Revolução Industrial, no qual se mostrava preocupado com o grande aumento populacional, diante disso, aponte os argumentos que Malthus utilizou para criticar o crescimento demográfico
Respostas
segundo Malthus, a população humana, caso nada fosse feito, cresceria exponencialmente, enquanto a disponibilidade de alimento, não. Isso causaria uma fome mundial, e boa parte da humanidade seria extinguida.
Ele estava muito, muito errado. Com as novas tecnologias de agricultura, a disponibilidade de alimentos por m² aumentou drasticamente, e, com a vida urbana e o uso de contraceptivos, a taxa de fertilidade, nos países desenvolvidos, naturalmente abaixou para menos de 2.
Juntamente com a maior expectativa de vida por conta da medicina, esse fenômeno está fazendo com que a população dos países desenvolvidos fique cada vez mais velha.
A população humana ainda vai crescer, por conta dos países subdesenvolvidos; porém, os problemas da diminuição gradual da população humana e o envelhecimento da população, que já são enfrentados pelos países desenvolvidos, serão um problema da humanidade inteira.
https://www.youtube.com/watch?v=NMo3nZHVrZ4