Escrever um texto comentando sobre o uso do tempo nas nossas vidas. Escreva o que você pensa que pode fazer para distribuir bem o tempo, para melhor usufruir dele em sua vida. Não esqueça de refletir sobre o uso do tempo para o lazer e para obrigações. O que devo priorizar em minha vida? Lazer ou Dever? Reflita
Respostas
Resposta:
Inicialmente, partimos da premissa de que o tempo é um recurso finito e representa o ativo mais valioso da humanidade, portanto, o bom uso dele é fundamental para que possamos viver dignamente. Nota-se que há uma ampla variedade de ferramentas que possibilitam um melhor gerenciamento de tempo, sendo ideal dar ênfase àquelas que podem ser utilizadas constantamente, tais como:
- Método Pomodoro (Trata-se da divisão do tempo em pequenos blocos que podem ser modificados a fim de possibilitar mais foco nas atividades que estão sendo feitas, visto que o ser humano não é multitarefa como falam, ele apenas possui a habilidade de alternar entre as atividades que está fazendo.
- O uso de flashcards para revisar assuntos importantes. Um estudo proposto por Ebbinghaus na segunda metade do século XIX propôs que homem aprende por meio da repetição espaçada, para que o cérebro entenda à importância do conteúdo.
- Dormir e acordar sempre no mesmo horário, isso possibilita uma manutenção no ciclo Circadiano do corpo (Seu cérebro não diferencia um domingo acordando tarde de uma segunda acordando cedo e isso gera um desequilíbrio nos níveis de adrenalina, cortisol e melatolina, hormônios importantes para um bom sono)
E por último, em relação ao Lazer e ao dever, perceba que ambos são importantes mas devem ser aplicados à circunstâncias diferentes. Note, que muitas vezes o dever está vinculado à disciplina, o ato de fazer inúmeras vezes atividades chatas, porém necessárias e que podem trazer satisfação para a sua vida (Exemplo: Se você está estudando para um vestibular, deve continuar fazendo esta atividade até que a condição de ingressar na Universidade que deseja seja satisfeita). Já o lazer é importante devido ao acionamento do mecanismo de recompensa do cérebro, o qual libera endorfinas (Serotonina, dopamina, etc) a fim de gerar prazer e satisfação, mas lembre-se o prazer em excesso desregula os repectores de dopamina do cérebro, deixando uma pessoa à mercê da procrastinação.
Espero ter ajudado.