“É preciso dizer que o que ocorreu comigo não é exceção, é regra. Raros os presos políticos brasileiros que não sofreram torturas. Muitos, como Schael Schreiber e Virgílio Gomes da Silva, morreram na sala de torturas. Outros ficaram surdos, estéreis ou com outros defeitos físicos.” BETO, Frei. Batismo de Sangue: guerrilha e morte de Carlos Marighella. A partir desse trecho do depoimento de frei Tito de Alencar, escrito na prisão, em 1970, assinale a alternativa correta sobre a situação dos direitos humanos no decorrer da ditadura instalada no Brasil em 1964.
a)Os governos estabelecidos depois de 1964 conseguiram provar que os que morreram na prisão já estavam doentes e não aceitavam o tratamento médico oferecido.
b)A tortura de presos começou a ser utilizada no Brasil a partir de 1972 e foi abolida com o movimento em torno da Anistia em 1979, em sintonia com os movimentos pelos direitos humanos.
c)A tortura realizada nas delegacias de polícia era uma exceção, na medida em que havia a publicação de reportagens na imprensa com o objetivo de defender os direitos humanos.
d)A coerção (repressão) em torno dos meios de comunicação e a tortura em presos políticos eram meios utilizados pelo regime de 1964 para reprimir movimentos e opiniões divergentes da ideologia oficial.
e)A repressão aos meios de comunicação se realizou a partir do Governo do Presidente Médici, momento em que se inaugura a prática da tortura para obter depoimentos de subversivos.
Respostas
Resposta:
A alternativa correta é a letra: D
A coerção (repressão) em torno dos meios de comunicação e a tortura em presos políticos eram meios utilizados pelo regime de 1964 para reprimir movimentos e opiniões divergentes da ideologia oficial.
Explicação:
No final dos anos 1960 e início dos anos 1970, as ditaduras militares do Brasil e de outros países da América do Sul criaram a chamada Operação Condor para perseguir, torturar e eliminar opositores.
A alternativa correta sobre a situação dos direitos humanos no decorrer da ditadura instalada no Brasil em 1964 é a letra d) A coerção (repressão) em torno dos meios de comunicação e a tortura em presos políticos eram meios utilizados pelo regime de 1964 para reprimir movimentos e opiniões divergentes da ideologia oficial.
Durante o final da década de 1960 e na década de 1970, foi utilizado durante a ditadura militar no Brasil a Operação Condor, que se baseava em repressão política e terror de Estado, onde o governo reprimia fortemente seus opositores, fazendo com que não fosse possível a dissertação de ideias contrárias à ditadura militar. É importante lembrar que isso não ocorreu somente no país brasileiro, mas também em tantos outros países americanos.
Por causa disso, muitas pessoas foram feitas de prisioneiras durante o período, enquanto outras eram exiladas do país.
Leia mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/24472807