(Atkins & Jones, 2012) Identifique, explicando seu raciocínio, que substância em cada par tem, provavelmente, o ponto de fusão mais elevado (as estruturas de Lewis, as interações ou o tamanho da molécula podem ajudar a explicar): a) NaCl e HCl b) C2H4 e CH3OH c) C3H8 e C4H10
Respostas
Resposta:
Vamos lá, no primeiro par de substâncias temos: CH4 e CH3OH
Nesse primeiro par, a substância com menor temperatura de fusão é CH4, pois repare que na substância CH3OH, há uma ponte de hidrogênio, que por ser uma ligação intermolecular muito intensa, aumenta drasticamente o seu ponto de fusão e ebulição. O aluno portanto, acertou na sua primeira afirmativa.
No segundo par de substâncias temos: NaCl e HCl
Observe que a ligação de NaCl é iônica, pois Na (metal) e Cl (ametal), juntam-se. Já em HCl trata-se de uma ligação covalente, pois H (ametal) e Cl (ametal), juntam-se. Sabe-se que nas ligações iônicas, a diferença de eletronegatividade entre os átomos é maior, logo seu ponto de fusão e ebulição serão mais altos. Portanto, a segunda afirmativa do aluno está errada.
No terceiro par de substâncias temos: SiO2 e H2O
A água (H2O), possui pontes de hidrogênio, uma das ligações mais eletronegativas existentes, portanto maior ponto de fusão e ebulição. Já SiO2, trata-se de uma ligação covalente. Logo, a terceira afirmação do aluno está correta.
No quarto par de substâncias temos: I2 e Fe
Em I2 temos uma ligação covalente, pois além de ser um ametal, só está ligando com átomos dele mesmo. Enquanto Fe, nem mesmo possui ligação, logo o ponto de fusão/ebulição de Fe é mais baixo. Então o aluno errou na quarta afirmativa.
Tendo isso em mente, percebe-se que o aluno fez 2 previsões corretas, a primeira e a terceira. Alternativa C.
Explicação:
espero ter ajudado.