na tira acima ha o uso da figura de linguagem conhecida como metonimia retire do texto a parte em que ela aparece e justifique-a
Respostas
Vou começar explicando o que é uma metonímia: consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido.
Então da primeira tirinha o primeiro personagem fala que a cozinha de Paris é fabulosa, e outro personagem faz “e a comida”, isso quer dizer que uma palavra expressa vários significados.
Na segunda tirinha o primeiro personagem fala que seu pai tem oitocentas cabeças de gados, o segundo personagem deu a entender que o pai possuía nele e não fora dele, ocasionado uma metonímia.
Bons estudos!
Resposta:
Na tirinha "Hagar", a metonímia foi empregada em "A cozinha é fabulosa." O termo "cozinha" se refere à comida, e não ao espaço físico onde são preparadas as refeições.
Já na tirinha "Chico Bento", há metonímia em " Meu pai tem 800 cabeças de gado." O termo "cabeças de gado" se refere ao gado em si, inteiro, e não apenas à cabeça dele.
Explicação:
Metonímia é a figura de linguagem utilizada para substituir um termo por outro, “emprestando” o seu sentido. Por isso, a substituição normalmente é feita entre termos que compartilham características e que estejam relacionados de alguma forma, de modo que o sentido entre eles fique claro. Ela ocorre também na linguagem visual, especialmente com placas e sinalizações.
A palavra “metonímia” tem origem no grego e significa “além do nome”, ou seja, um nome cujo significado vai além. A substituição não é meramente de uma palavra por outra, pois também pode ser uma substituição de expressões com mais de uma palavra.
Ex.:
Esse prato está gostoso demais!
No exemplo acima, o uso do termo “prato” é uma referência à comida que foi servida nele, e não ao prato em si. Por isso, a metonímia é um recurso que se utiliza de linguagem figurada, ou seja, uma linguagem que não é literal, e sim representativa.
Aquela nuvem pesada está deixando os navegante preocupados.
Nesse outro exemplo, a “nuvem pesada” é uma referência à tempestade, que pode trazer problemas à navegação.