As escolas que desejam construir um currículo tendo como foco a identidade de seus alunos, devem considerar os seguintes aspectos: colonialidade, inclusão, experiência, interculturalidade e dialogicidade. Analise as alternativas e marque aquela que apresenta a correta descrição de um desses aspectos.
Respostas
Resposta:
e
Explicação:
A interculturalidade permite o avanço além da discussão da diversidade cultural, buscando ações que equilibrem as diferenças culturais existentes.
Resposta:
D) A interculturalidade permite o avanço além da discussão da diversidade cultural, buscando ações que equilibrem as diferenças culturais existentes.
Explicação:
Um currículo que tenha como foco a identidade apresenta os seguintes elementos:
Colonialidade: que remete à discussão, à problematização e à crítica de como os mecanismos de poder coloniais ainda estão produzindo efeitos na sociedade.
Inclusão: extensível a todos os grupos culturais e identitários que têm direito à educação e não somente aos alunos com deficiências.
Experiência: embora realizada no coletivo, tem impactos internos, na subjetividade de cada um.
Interculturalidade: visa promover ações que identifiquem e diminuam as assimetrias entre as diferentes culturas.
Diálogo: oportuniza quebrar os estereótipos existentes, criticar o processo de classificação e a busca pela ordem imposta na modernidade.