7- O modelo de produção desenvolvido por Henry Ford representou um avanço no modo produtivo e o apogeu do capitalismo industrial, que possibilitou o início de uma nova fase do capitalismo, monopolista. Esse processo, chamado de fordismo, é caracterizado por:
a) Organização de artesãos em cooperativas, produção customizada e destinada a consumidores de alto poder aquisitivo.
b) Desenvolvimento de planos quinquenais, produção destinada a suprir as necessidades da população e o controle estatal da indústria.
c) Aplicação de linhas de montagens semiautomáticas, redução dos custos de produção e aumento da oferta de produtos.
d) Automação do processo produtivo, extinção da estocagem e produção sob encomenda.
e) Gastar dinheiro desnecessariamente sem se preocupar com nada e ir tocando a produção do jeito que for possível.
Respostas
Resposta:
resposta C Aplicação de linhas de montagens semi automáticas
Explicação:
Fordismo, termo criado por Henry Ford, em 1914, refere-se aos sistemas de produção em massa (linha de produção) e gestão idealizados em 1913 pelo empresário estadunidense Henry Ford, autor do livro "Minha filosofia e indústria", fundador da Ford Motor Company, em Highland Park. Trata-se de uma forma de racionalização da produção capitalista baseada em inovações técnicas e organizacionais que se articulam tendo em vista, de um lado a produção em massa e, do outro, o consumo em massa. Ou seja, esse "conjunto de mudanças nos processos de trabalho (semi-automatização, linhas de montagem)" é intimamente vinculado as novas formas de consumismo social.
A alternativa correta é a letra C. O fordismo é um sistema de produção em massa, caracterizado pela produção em larga escala e uso da linha de produção. Esse modelo de produção nasce da associação entre as ideias de Taylor (Taylorismo) e a prática de Ford.
São características do Fordismo:
- Linha de montagem: Uso da esteira de produção
- Trabalho especializado (repetitivo): A ideia consistia em que o trabalhador para ser mais eficiente deveria executar o menor número de tarefas possível e com o tempo se tornaria um especialista naquela tarefa.
- Padronização: A repetição das tarefas exigia que o produto fosse padronizado
- Mão de obra alienada: O trabalhador não tinha consciência de todo o processo de produção, apenas conhecia a sua função.
- Produção concentrada: O modelo de fábrica fordista era concentrada em um único local, ocupava um grande espaço, lá era produzido e armazenado no mesmo espaço.
Leia mais sobre Fordismo em: https://brainly.com.br/tarefa/5038181