a mera existência de grupos de haiduks* e homens livres, ou daquelas pequenas áreas de rochas ou juncos fora do alcance de qualquer governo, representava façanha suficiente. as montanhas gregas, que com orgulho denominavam-se ágrafas (ou "não escritas", "não registradas", pois ninguém jamais conseguira recensear sua população visando à cobrança de impostos), eram independentes de fato, se não de direito. *haiduks: bandidos/bandoleiros/salteadores da região dos bálcãs. hobsbawm, e. bandidos. são paulo: paz e terra, 2017 (adaptado). as áreas descritas eram utilizadas pelos agrupamentos humanos, com as características trabalhadas no texto, por conta
Respostas
Resposta:
Da acessibilidade restrita
Explicação:
Como haiduks eram considerados "bandidos" como o Robin Hood, defendiam cristãos contra as ações provocativas dos otomanos. Como recompensa por seus serviços, Bocskay emancipou o hajduk da jurisdição de seus senhores, concedeu-lhes terras e garantiu-lhes os direitos à propriedade e à liberdade pessoal. O hajduk emancipado constituiu uma nova "propriedade guerreira" dentro da sociedade feudal húngara
Porque as populações chamadas Haiduks ou homens livres nunca foram recenseadas, ou registadas é devido à acessibilidade restrita da área onde vivem, portanto, a alternativa correta é a letra e) da acessibilidade restrita.
Haiduks
Haiduk é um termo mais comummente referindo-se a bandidos, ou combatentes da liberdade no Sudeste, Central e Europa Oriental.
Na tradição do folclore balcânico, o haiduk é uma figura romântica do herói que rouba e lidera os seus combatentes contra as autoridades otomanas ou dos Habsburgos.
Eles são comparados à lenda inglesa de Robin Hood e os seus homens alegres, que roubavam dos ricos e davam aos pobres, desafiando leis e autoridades injustas.
Complemento da sua pergunta:
a) da declividade baixa.
b) do potencial agrícola.
c) da pecuária extensiva.
d) do crescimento urbano.
e) da acessibilidade restrita.
Saiba mais sobre os haiduks em: https://brainly.com.br/tarefa/54050318
#SPJ2